Joaquim Haickel representará o cinema maranhense no Quinta Cultural

icone-whatsapp
Agência Assembelia
22/09/2014 16h28

Joaquim Haickel representará o cinema maranhense no Quinta Cultural
Foto original

 

O projeto Quinta Cultural, de realização da Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão, homenageará o cinema maranhense em sua quarta edição a realizar-se dia 25 de setembro de 2014 no Auditório Neiva Moreira no Complexo de Comunicação ALEMA, com início às 17:00 horas.

 

Em suas edições anteriores o projeto foi palco para a literatura com a escritora Laura Amélia Damous, para o folclore maranhense com o boi de Nina Rodrigues, para a música instrumental maranhense com Henrique Duailibe entre amigos e agora para a sétima arte, o cinema, com o cineasta Joaquim Haickel e os filmes Upaon-Açu, Saint Louis, São Luís e a Pedra e a Palavra.

 

O Quinta Cultural tem em sua essência valorizar talentos que fazem ou fizeram parte da ALEMA. Joaquim Nagib Haickel foi eleito para o parlamento estadual pela primeira vez de 1982, tornando-se o mais jovem parlamentar do Brasil. Em seguida, foi eleito deputado federal constituinte. Depois voltou a ser deputado estadual. É advogado, poeta, contista e cronista, cinéfilo inveterado, ativista cultural e imortal da Academia Maranhense de Letras.

 

A fundação de São Luís pela ótica do desenho animado, o curta Upaon-Açu, Saint Louis, São Luís é uma obra relevante para história e será exibido no Quinta Cultural em alusão aos 402 anos da Fundação de São Luís, comemorados no último dia 08 de setembro.

 

O documentário A Pedra e a Palavra, sobre a vida do Padre Antonio Vieira, remete às várias figuras humanas cotidianas que revelam características de sua personalidade. É uma co-produção Brasil/Potugal e foi premiado no 18º Festival de Cinema Avanca 2014 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, em Portugal; conquistando o prêmio Estreia Mundial.

 

ON LINE         

 

O evento é transmitido ao vivo, online via Twitcam, diretamente do auditório Neiva Moreira, o que proporciona aos internautas participar.

 

Este mês o projeto estreou na TV Assembleia, cana 51.2, sempre às quinta feiras, 21h com reprises das edições anteriores e inédito mensalmente.

 

Idealizadora do projeto Diretora Adjunta de Comunicação, Jacqueline Heluy declara que “a arte como ferramenta de integração consolidou a iniciativa na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão unindo com descontração os seus diversos setores e promovendo a aproximação da Casa do Povo com a sociedade. Temos respeito ímpar por Joaquim Haickel e suas obras cinematográficas que tem contribuído para a perpetuação da nossa história com seus registros e roteiros impecáveis e representa com propriedade o nosso Estado mundialmente. Estamos muito contentes e gratos em homenagear o cinema maranhense através de Joaquim.”

 

A presidente do Grupo de Esposas dos Deputados do Maranhão (Gedema), Srª Valderez Melo, parabenizou o sistema de Comunicação da ALEMA pela iniciativa. “No Quinta Cultural a gente se alimenta com a cultura, a música, a poesia, a literatura, o teatro... E assim redescobrimos os nossos valores, fazemos contatos prazerosos com os colegas e vamos de encontro à cidadania e ao cidadão.”

 

Para Elda Borges, apresentadora oficial do evento e também Coordenadora da rádio ALEMA, editora chefe e âncora do telejornal Portal da Assembleia (TV Assembleia), “o Quinta Cultural é na verdade uma pausa no corre corre do dia a dia, quando tanto os servidores da ALEMA, quanto os nossos convidados tem a oportunidade de ir além da rotina e apreciar arte com um altíssimo padrão de qualidade. Este é um trabalho que é puro prazer.”

 


Banner