Deputados defendem nomeação de aprovados em concurso da Polícia Civil

icone-whatsapp
Agência Assembleia
24/09/2014 15h48

Deputados defendem nomeação de aprovados em concurso da Polícia Civil
Foto original

 

Os deputados Raimundo Cutrim (PCdoB) e Bira do Pindaré (PSB) fizeram um apelo, na manhã desta quarta-feira (24), para que a governadora Roseana Sarney faça, o quanto antes, a nomeação de aprovados no recente concurso aberto para preencher vagas na Polícia Civil.

 

O primeiro a abordar o assunto na tribuna foi o deputado Raimundo Cutrim, que advertiu que expira no dia 27 de dezembro o prazo de validade do concurso. 

 

Para Cutrim, o Governo do Estado age com irresponsabilidade, na medida em que deixa de assinar a nomeação de delegados e agentes de polícia. “Há os investigadores, que são quarenta e dois e mais quatro escrivães para ser nomeados, porque fizeram o curso. O Estado gastou com bolsa de estudo, com professores na academia e estão todos para serem nomeados e o prazo do concurso expira no dia 27 de dezembro”, afirmou Cutrim.

 

Ele acrescentou que a omissão do governo está contribuindo para o caos no Sistema de Segurança Pública do Maranhão: “Há também policiais militares para serem nomeados e também não são nomeados, na Polícia Civil, os delegados com concurso e o Curso de Formação pronto, os investigadores, os escrivães de Polícia, e o concurso expira agora  no dia 27 de dezembro. Será que a governadora vai fazer mais esse crime contra a população?”, questionou o deputado Raimundo Cutrim.

 

O deputado Bira do Pindaré também fez um apelo, no mesmo sentido, advertindo que o Governo do Estado deve reforçar o efetivo tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar. “O sistema de segurança deve ser fortalecido, porque não há segurança sem polícia e a polícia não é apenas a Polícia Militar, mas é também a Polícia Civil; são os delegados, são os escrivães, são os peritos, se essas instituições não funcionam, a segurança fica precarizada”, declarou Bira do Pindaré tribuna.

 

Ele acrescentou que, da mesma forma que o deputado Raimundo Cutrim, é solidário à reivindicação dos delegados, escrivães, peritos e demais categorias da Polícia Civil que esperam ansiosamente por essas nomeações.

 

DEFESA DO GOVERNO

 

Após os discursos proferidos pelos deputados oposicionistas, o deputado Magno Bacelar (PV), falando em nome da bancada governista, disse que o governo do Maranhão vem fazendo sua parte, para assegurar a melhoria do Sistema de Segurança Pública do Estado, principalmente na área do sistema prisional.  

 

“Tanto o presídio de Imperatriz como o de Bacabal e principalmente o daqui de São Luís estão praticamente prontos. Tanto é que o daqui está funcionando inclusive o presídio aqui de São Luís que é como se fosse até de segurança máxima, já foram transferidos trinta e tantos presos perigosos que estão no Complexo de Pedrinhas. Eis, inclusive, uma das razões da revolta. Então, isso é apenas uma demonstração de que o governo do Estado do Maranhão está fazendo a sua parte”, afirmou Magno Bacelar.

 

Quanto à reivindicação pela nomeação de delegados e policiais civis, Magno Bacelar frisou que a governadora Roseana Sarney já fez a nomeação de praticamente dois mil policiais. “Mas, se pudesse chamar mais os excedentes e abrir até mais concurso público para policial militar seria importante porque sabemos hoje do grande problema, em nível nacional, não é apenas no Maranhão, onde os brasileiros e as brasileiras estão pedindo a melhoria da segurança pública”.

 

Magno Bacelar foi enfático ao frisar que o governo do Maranhão está enfrentando o problema: “O governo do Estado vem fazendo sua parte. Fez concurso público para delegado, fez concurso público para policial militar, está investindo no sistema de segurança, e com o aval desta Casa obteve um grande empréstimo que viabiliza a segurança pública deste estado. Deste empréstimo, R$ 50 milhões foram destinados para construção de presídios. Já tem presídio pronto como o Presídio São Luís, presídio com capacidade para colocar 200 presos, com segurança máxima, e 430 o daqui. Então a governadora Roseana está dando a demonstração de sua responsabilidade, do compromisso do Estado do Maranhão com a segurança pública”, discursou Magno Bacelar.


Banner