Deputados estaduais prestam homenagens aos professores

Nice Moraes / Agência Assembleia
15/10/2014 15h37

Deputados estaduais prestam homenagens aos professores

A luta diária dos professores maranhenses por melhores condições de trabalho, salários dignos, bem como o devido reconhecimento da categoria, principalmente, pelos governos estadual e municipal, foi destacada nesta quinta-feira (15), no plenário da Assembleia Legislativa, durante pronunciamentos dos deputados que homenagearam os mestres pela passagem do seu dia, comemorado hoje em todo o país.

Prestaram homenagens aos mestres, os deputados Eduardo Braide (PMN), Francisca Primo (PT), Othelino Neto (PCdoB), Bira do Pindaré (PT), Rigo Teles (PV), César Pires (DEM), Manoel Ribeiro (PTB), Roberto Costa (PMDB) e Eliziane Gama (PPS).

Durante pronunciamentos, os deputados destacaram os avanços conquistados ao longo dos anos e reconheceram que muito ainda precisa ser feito para valorizar a categoria que tanto contribui para o desenvolvimento da nação.

“Quero neste dia especial parabenizar a todos os professores a quem devemos grande parte do nosso futuro. Devemos reconhecer que muito se avançou, a passos lentos, no que diz a respeito à educação, mas ainda tem muito a se fazer. Existe um grande incentivo do ensino técnico superior, mas falta olhar com bons olhos a educação básica, que é alicerce de formação de qualquer cidadão”, frisou a deputada Francisca Primo, destacando que a redução da carga horária para 26 horas, não está sendo cumprida pelo gestor municipal de Buriticupu.

Ao parabenizar todos os professores, Eduardo Braide disse que o dia de hoje deve servir para, na medida do possível, os legisladores estaduais ver de que forma podem contribuir para a melhoria dessa função tão importante, que é o magistério. Ele lembrou ainda que os deputados discutiram o Estatuto do Educador junto com o sindicato da categoria e, todas às vezes que foram necessárias, a Casa deu a demonstração que estava disposta a aprovar um estatuto que atendesse uma boa parte do que os professores merecem.

“Ficam aqui os meus parabéns a todos os professores e professoras do nosso Estado, por essa função, que, acima de tudo, requer amor, tendo em vista as condições de trabalho que enfrentam, principalmente em vários municípios do Maranhão”.

Na mesma linha de pensamento, Othelino Neto frisou que partir dos movimentos legítimos os professores têm conseguido, de fato, um avanço concreto nas suas carreiras “Ainda está muito distante de ser aquilo que o educador merece. Mas, é um processo de conquistas que vem acontecendo às duras penas e que certamente, a partir do próximo ano, os professores terão ainda um tratamento mais adequado levando a importância desta categoria, acentuou.

Também afirmando que os professores não têm o reconhecimento merecido, Bira do Pindaré, os parabenizou. “Infelizmente ainda não se conseguiu chegar a um patamar concreto para que esta categoria tenha o devido reconhecimento”. César Pires, que é professor há mais de 30 anos, sempre foi um defensor de melhorias para os profissionais do magistério.

“Hoje, Dia do Professor, venho, mais uma vez, revitalizar a minha certeza, revigorar os meus ânimos da importância de todos nós que somos professores. Não fiquei apenas nos discursos durante a minha vida pública em defesa dos professores, mas foram muitas as minhas ações em defesa de minha classe. Mesmo como líder do governo nunca me recusei em debater com o Sinproessema e com a Oposição, o direito líquido e certo do reconhecimento por parte do Estado da classe de professor”, enfatizou.

ESCOLA TEMPO INTEGRAL

Parabenizando os professores, Manoel Ribeiro pediu à Mesa da casa que coloque na pauta de votação uma Emenda que tramita na Casa há mais de nove meses - com parecer favorável - que dispõe sobre o aumento do percentual de 25% para 30% da receita do Estado para a educação. Manoel também lembrou que foi autor do projeto de lei que criou a Escola de Tempo Integral.  “Com isso eu estou contribuindo para que o estudo do maranhense melhore bastante”.

“Eu quero deixar os meus cumprimentos aos professores maranhenses, aos professores de todo o país e, acima de tudo, também reafirmar a nossa torcida e o nosso trabalho em prol da valorização desse profissional, que é tão fundamental para o país e para o estado do Maranhão”, salientou Eliziane Gama, salientando que a ação da educação precisa ser priorizada e, cada um - dentro das suas competências e prerrogativas - fazer o investimento necessário, tanto do ponto de vista da estrutura física das escolas como também, passando pela valorização do profissional da educação.