Assembleia sedia I Seminário Maranhense sobre Mudanças Climáticas

Jéssica Barros / Agência Assembleia
23/10/2014 12h52

Assembleia sedia I Seminário Maranhense sobre Mudanças Climáticas

O auditório Deputado Neiva Moreira, localizado no Complexo de Comunicação da Asssembleia Legislativa do Maranhão, sediou, na manhã desta quinta-feira (23), o I Seminário Maranhense sobre Mudanças Climáticas, idealizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA), por meio da Superintendência de Economia Verde.

Durante o evento, representantes do governo federal, estadual e municipal discutiram as mudanças climáticas no Brasil, bem como assuntos referentes ao Maranhão, fazendo uma reflexão sobre o impacto do homem no meio ambiente.

Entre as autoridades presentes, compuseram a mesa: Genilde Campagnaro, secretária de Estado de Meio Ambiente; José Gracigalb Oliveira, vice-presidente da Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Codó; Helvio Polito, Secretário Executivo de Meio Ambiente de Pernambuco; Hélio Gurgel, presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente; Adail Alves de Brito, secretário de Meio Ambiente de Mirador; Jucivan Ribeiro, gerente do Núcleo Geo Ambiental da UEMA; Pedro Christ, diretor substituto do Departamento de Adaptação a Mudança do Clima (representando o Ministério do Meio Ambiente).

Na oportunidade, o secretário adjunto de licenciamento ambiental da SEMA, José Jânio, destacou o trabalho desenvolvido pela Superintendência de Economia Verde. “O objetivo é trazer temas que estamos vivenciando. Esse é o nosso objetivo. E uma das atividades foi a organização desse primeiro seminário com representação da esfera brasileira e do nosso Estado”, disse.

Sobre o seminário, o superintendente de Economia Verde da SEMA, Rodrigo Verde, afirmou que o evento é de fundamental importância uma vez que, atualmente, as mudanças climáticas têm sido alvo de diversas pesquisas. “Os climatologistas verificam que, nas últimas décadas, ocorreu um significativo aumento da temperatura mundial, fenômeno conhecido como aquecimento global. Esse fenômeno, gerado pelo aumento da poluição do ar tem provocado derretimento de gelo das calotas polares e aumento do nível de água dos oceanos. O processo de desertificação também tem aumentado nas últimas décadas em função das mudanças climáticas”, esclareceu.

O ciclo de palestras teve início com o professor mestre em Meteorologia do Nugeo da UEMA, Carlos Márcio de Aquino Elói, que trouxe para a discussão o tema ‘Indícios do Aquecimento Urbano de São Luís, com base nos registros de temperatura máxima do ar de 2003 a 2014’.

Logo mais à tarde, a partir das 14h, haverá a palestra ‘Queimadas e Desmatamento no Estado do Maranhão', ministrada pela supervisora de combate ao desmatamento e queimadas da SEMA, Isabel Cruz Camizão.

Encerrando a programação do primeiro dia, Pedro Chirst, diretor substituto da Secretaria de Mudança do Clima e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, irá discutir a temática ‘Adaptação à Mudança do Clima’.

Já o segundo dia de seminário, que acontecerá nesta sexta-feira (24), começa com a palestra do secretário executivo da Secretaria de Estado Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Hélvio Polito, com o tema ‘Apresentação de case – Experiência do Estado de Pernambuco.

Depois, o engenheiro agrônomo, Luiz Coelho Júnior, falará sobre as Ações do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono no Maranhão.

A roda de palestras se encerra com o tema ‘Ação da Abema no Contexto Nacional de Mudanças Climáticas', ministrado pelo presidente da Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente, Hélio Gurgel.

O seminário chega ao fim após a palestra do superintendente de Economia Verde da Sema, Rodrigo Verde.