Sobem as cortinas do Quinta Cultural para o Grupo de teatro Arte Maria Aragão

icone-whatsapp
Agência Assembleia
28/10/2014 17h35

Sobem as cortinas do Quinta Cultural para o Grupo de teatro Arte Maria Aragão
Foto original

 

A Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão realizará no próximo dia 30 de outubro a 5ª edição do projeto Quinta Cultural, encerrando o mês das crianças homenageando o teatro maranhense com a peça O Desejo de Catirina, numa adaptação de Wilson Chagas (professor, jornalista, ator e diretor). A peça é encenada por atores adolescentes que integram o Grupo de Arte Maria Aragão (GAMAR).

 

Excepcionalmente, esta edição do Quinta Cultural se realizará às 10h da manhã, em virtude do público infantil que faz parte da Creche Sementinha – Instituição educacional filantrópica mantida pelo Grupo de Esposas dos Deputados do Maranhão – GEDEMA, que atende filhos e netos dos servidores da ALEMA na educação infantil.

 

Como de costume, o evento acontecerá no Auditório Neiva Moreira, localizado no Complexo de Comunicação da ALEMA e será aberto ao público com entrada franca. Adultos e crianças poderão apreciar a tragicomédia que conta a história mais popular do folclore maranhense.

 

Em suas edições anteriores, o projeto foi palco para a literatura com a escritora Laura Amélia Damous, para o folclore maranhense com o boi de Nina Rodrigues, para a música instrumental maranhense com Henrique Duailibe entre amigos, para a sétima arte - o cinema, com o cineasta Joaquim Haickel e os filmes Upaon-Açu, Saint Louis, São Luís e a Pedra e a Palavra e agora, para o teatro com o grupo GAMAR.

 

O Grupo de Arte Maria Aragão (GAMAR), é um grupo artístico-pedagógico formado por crianças e adolescentes que desenvolvem projetos interdisciplinares no campo das artes. Já conquistou 13 premiações, entre estas, recentemente a da mostra de arte Mercê das Artes no Convento das Mercês.

 

Quinta Cultural online  

 

O evento é transmitido ao vivo, online via Twitcam, proporcionando interação direta com o público.

 

Quinta Cultural na TV Assembleia

 

O projeto ganhou projeção e se consolidou também como programa de TV que vai ao ar todas as quintas feiras, 210h, com reprise aos finais de semana pela TV Assembleia, canal 51.2.

 

Arte para toda parte

 

Idealizadora do projeto, a Diretora Adjunta de Comunicação, Jacqueline Heluy declara que “a arte como ferramenta de integração consolidou a iniciativa na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão unindo com descontração os seus diversos setores e promovendo a aproximação da Casa do Povo com a sociedade. Não poderíamos encerrar melhor o mês das crianças do que incluindo o público infantil em nosso projeto”.

 

A presidente do Grupo de Esposas dos Deputados do Maranhão (Gedema), Valderez Melo, parabenizou o sistema de Comunicação da ALEMA pela iniciativa. “No Quinta Cultural a gente se alimenta com a cultura, a música, a poesia, a literatura, o teatro. E assim redescobrimos os nossos valores, fazemos contatos prazerosos com os colegas e vamos de encontro à cidadania e ao cidadão.”

 

Para o jornalista Herbertt Morais, “o Quinta Cultural da Assembleia Legislativa vai ao encontro dos anseios da sociedade que clama: a gente não quer só comida! É a forma popularmente culta-politizada e atraente de ser Casa do Povo. Parabéns pela iniciativa que tem meu apoio total”.

 

 

 


Banner