Quinta Cultural homenageia o teatro maranhense

icone-whatsapp
Jéssica Barros / Agência Assembleia
30/10/2014 16h48

Quinta Cultural homenageia o teatro maranhense
Foto original

 

Neste mês de outubro em que se comemora o Dia das Crianças, a Diretoria de Comunicação Social preparou uma atração especial, na manhã desta quinta-feira (30), para a 5º edição do Projeto Quinta Cultural: a peça teatral ‘O desejo de Catatirina’, encenada por atores do Grupo de Arte Maria Aragão (GAMAR) e dirigida pelo professor e jornalista Wilson Chagas.

 

A tragicomédia, que conta uma das histórias mais populares do folclore maranhenses, atraiu para o auditório Neiva Moreira do Complexo de Comunicação da ALEMA os alunos do 3º e 4º ano da Creche Escola Sementinha - instituição educacional filantrópica mantida pelo Grupo de Esposas dos Deputados do Maranhão – GEDEMA, que atende filhos e netos dos servidores da Casa na educação infantil.

 

No primeiro momento do evento, a jornalista Elda Borges conduziu um bate-papo bastante descontraído com o diretor da peça, Wilson Chagas, que falou sobre o espetáculo que tem sido desenvolvido por meio do GAMAR na escola Maria José Aragão.

 

“O projeto já faz parte do nosso calendário escolar, onde trabalhamos com teatro, música, dança, literatura e circo com as crianças da escola e também da comunidade pelo menos durante 3 vezes na semana. Com essa peça, 'O Desejo de Catirina', nós ganhamos quatro prêmios. Um de melhor espetáculo, um de melhor direção, um de melhor atriz e o outro de melhor ator”, contou o professor.

 

Wilson destacou também os benefícios que o projeto trouxe aos seus alunos. “O GAMAR possibilita o protagonismo juvenil que facilita na identidade tanto da criança, do adolescente quanto da própria comunidade. A interação com os colegas possibilita esse desenvolvimento. Além disso, temos observado também que o nível acadêmico também melhora e até a relação familiar. Então só traz benefícios para as crianças e os adolescentes”, disse.

 

Com o fim da entrevista, as cortinas se abriram para dar início à peça. Esbanjando talento, desenvoltura e muita movimentação de palco, os artistas arrancaram muitos aplausos e gargalhadas da plateia.

 

Em seguida, foi aberto ao público uma roda de perguntas aos atores do grupo. E, para finalizar, as crianças foram convocadas para degustação de picolés.

 

OUTRAS EDIÇÕES

 

O Projeto Quinta Cultural tem como objetivo promover a aproximação dos servidores e do público em geral com a cultura maranhense, através do teatro, da música, das artes plásticas, do cinema, da dança e da fotografia. Pelo menos em uma quinta-feira por mês será realizada uma tarde de atrações culturais só com artistas do Estado. A ideia é divulgar os seus trabalhos e tentar trazê-los para mais perto do povo. A entrada é franca e o evento é aberto ao público em geral.

 

A primeira edição contou com a presença da poeta e escritora, Laura Amélia Damous, além da participação especial de ‘pratas de Casa’ Marina Souza, jornalista e cantora; e do diretor de Recursos Humanos, Eduardo Pinheiro, violonista. A segunda edição do projeto Quinta Cultural teve como convidado o Bumba-Boi de Nina Rodrigues ‘Brilho da Balaiada’, e a participação especial do cantador e jornalista Joellson Braga, que integra a equipe da TV Assembleia.

 

Em sua terceira edição, o projeto contou com um show de Henrique Duailibe, que junto com os amigos Edinho Bastos, Natanael Fofo, Davi Oliveira e Sávio Araújo, apresentaram ao público o seu mais novo projeto musical, o jazz fusion. Já na quarta edição, o Quinta Cultural recebeu Joaquim Haickel, que falou sobre o seu trabalho como cineasta e também comentou sobre os filmes Upaon-Açu, Saint Louis, São Luís e a Pedra e a Palavra. O evento também teve participação especial dos ‘pratas de Casa’: Zaíra Almeida, Natália Macedo, Maria Assunção, Joelson Braga e Magno Parker, que cantaram a música 'Ilha Magnética', do cantor César Nascimento, homenageando os 402 anos de São Luís.


Banner