Rádio Senado São Luís entrará no ar em caráter experimental

icone-whatsapp
Agência Assembleia
07/11/2014 13h22

 

A Rádio Senado São Luís aguarda parecer técnico da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para entrar no ar em caráter experimental na capital e em mais 19 municípios do Estado. A partir da próxima semana a rádio entra em fase experimental por até  90 dias. A emissora irá operar na frequência de  96,9  MHz (canal 245).

 

A instalação da Rádio Senado em São Luís se deu através de convênio de parceria entre o Senado Federal e a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

 

A programação irá dispor de duas horas diárias, integralmente, local. O objetivo desta iniciativa é levar aos maranhenses as transmissões, ao vivo, das reuniões de Comissões e sessões do Plenário, sem qualquer tipo de edição, o que permite o conhecimento dos trabalhos do Senado Federal com total transparência.

 

O perfil da Rádio Senado é de informação, música brasileira e serviços. A emissora transmite, ao vivo, as sessões do Plenário, de segunda a quinta-feira, a partir das 14h, e às sextas-feiras, a partir das 9h, e as reuniões das Comissões Permanentes, Temporárias e de Inquéritos. Além de diversos programas jornalísticos, produz programas de entrevistas, notas e flashes dos repórteres da emissora, informando e explicando as matérias em discussão no Parlamento. A grade da emissora é composta, ainda, por música popular brasileira, programas dedicados à formação cultural da população e reportagens especiais, que renderam dez premiações nos últimos cinco anos.

 

Cobertura em um raio de 80km

 

O transmissor utilizado pela Rádio Senado São Luís foi fabricado pela empresa STB e tem 10 kW de potência irradiante, com antena de polarização circular de 4 elementos. Este conjunto é capaz de emitir um sinal de qualidade para a cobertura média num raio de 80 km, o que possibilitará atingir as cidades de São Luís e outras 19 localidades: São José de Ribamar, Ilha de Santana, Icatu, Morros, Axixá, Rosário, Presidente Juscelino, Bacabeira, Santa Rita, Olinda Nova do Maranhão, São João Batista, Cajapié, São Bento, Palmeirândia, Peri Mirim, Central do Maranhão, Pinheiro, Guimarães e Alcântara. Segundo dados do IBGE, aferidos em 2010, a população aproximada destes municípios é de 1.680.000, o que passa a ser nosso público potencial na região.

 

Com isso, o Maranhão é a décima capital a receber a Rádio Senado. Atualmente, além de Brasília (91,7 MHz) e dos municípios de seu entorno, a emissora está presente, também, em Natal, em 106,9 MHz; Cuiabá, 102,5 MHz; Fortaleza, 103,3 MHz; Rio Branco, em 100,9 MHz; Teresina, 104,5 MHz; Manaus, 106,9 MHz; João Pessoa, 106,5 MHz; e Macapá, 93,9 MHz.

 

A TV Senado já opera na capital maranhense desde fevereiro deste ano, disponibilizando sinal digital.

 

 


Banner