Arnaldo Melo é homenageado pelos deputados pelo êxito da sua gestão

icone-whatsapp
Agência Assembleia
04/12/2014 19h25

Arnaldo Melo é homenageado pelos deputados pelo êxito da sua gestão
Foto original

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), ocupou a tribuna na sessão desta quinta-feira (4) para um balanço dos seus quatro anos de gestão. O que era para ser uma espécie de prestação de contas transformou-se em uma homenagem emocionada de vários deputados que o apartearam para destacar a forma “equilibrada” e “serena” com quem conduziu a Presidência da Casa, até mesmo nos momentos de divergências.  

 

Foi a última vez que Arnaldo Melo subiu à tribuna na condição de deputado estadual. Na próxima segunda-feira (8) ele assumirá interinamente o governo do estado, retornando ao parlamento em 1º de janeiro, durante o recesso parlamentar, encerrando 24 anos de mandatos ininterruptos.

 

No discurso desta quinta, que teve um leve tom de despedida, Arnaldo Melo disse que tem o orgulho e a felicidade de ser deputado estadual e que no dia 31 de janeiro encerraráo mandato que o povo do Maranhão concedeu-lhe por seis vezes ininterruptas com a sensação do dever cumprido. “Serei eternamente devedor do meu povo maranhense”.

 

Ele pediu desculpas aos colegas parlamentares por alguma falha que tenha cometido e destacou os acertos que, juntos, conseguiram concretizar. “Que nós tenhamos esta capacidade que tanto exercitamos nos últimos anos de fazer um parlamento cada vez melhor, numa relação cada vez mais republicana com os outros Poderes e, principalmente, com este sinergismo de forças, independentemente de partido ou de vertente política aqui dentro desta Casa”.

 

RECONHECIMENTO

 

Arnaldo Melo afirmou que a sociedade maranhense deu demonstração de reconhecimento ao trabalho realizado pela Assembleia Legislativa quando elegeu cinco atuais deputados estaduais para mandatos na Câmara Federal, todos com votação expressiva. “Isso mostra que a opinião do povo do Maranhão está favorável à Assembleia Legislativa”.

 

A deputada Cleide Coutinho (PSB)foi a primeira a apartear Arnaldo Melo, destacando a forma ética e respeitosa com que este sempre conduziu a sua vida política, preservando os espaços de outros parlamentares. “Sua vida profissional como médico e como político é digna de aplauso porque numa eleição como essa última os ânimos se exaltam e nem assim Vossa Excelência saiu da elegância e do comportamento ético”.

 

Cleide parabenizou Arnaldo por tudo o que foi feito na Assembleia e disse não ter se arrependido do voto que deu para garantir a ele Presidência em 2011. “Tudo valeu a pena”.

 

Arnaldo Melo agradeceu e disse que jamais esquecerá o gesto de apoio de todos os deputados que o elegeram. “Aquilo marcou a minha vida indelevelmente”.

 

Já a deputada Eliziane Gama (PPS) fez questão de observar que aprendeu muito com Arnaldo Melo nos oito anos em que estiveram juntos na Assembleia, desejando-lhe sucesso no período em que estará no governo. Arnaldo agradeceu e disse que Eliziane representa o sonho que ele alimentou de ser presidente para fazer um Parlamento igual.

 

SERTANEJO

 

Stênio Rezende (PRTB), por sua vez, destacou a simplicidade de Arnaldo Melo, que representa o sentimento do homem do interior do sertão do Maranhão. “Não conheço outro deputado por seis mandatos ininterruptos, e que certamente teria sete, talvez oito mandatos de deputado estadual nesta Casa, que também tenha sido um homem focado no povo que representa”.

 

Serenidade foi a palavra usada pela deputada Gardênia Castelo (PSDB) para definir a personalidade de Arnaldo Melo. Ela disse que mesmo nos momentos mais difíceis que aCasa pôde presenciar, Arnaldo  nunca perdeu a tranquilidade. “Isso foi muito importante para que a gente pudesse ter uma excelente convivência aqui na Casa, conduzida com muita maestria”.

 

Edilázio Junior (PV) afirmou que levará todos os ensinamentos que aprendeu com o deputado Arnaldo Melo para o resto da sua vida, sentimento este compartilhado por todos os deputados de primeiro mandato. “Presidente, o senhor deixará saudade a esta Casa, não só aos deputados, mas aos servidores. Tenho certeza que todos têm reverência a Vossa Excelência pela forma educada como tratou a todos, sempre com muita serenidade e equilíbrio”.

 

O deputado Rigo Teles (PV) referiu-se a Arnaldo Melo como um professor e destacou a forma como este defende o seu sangue, que é o sangue do povo do sertão, pois foi de lá que veio e reconhece suas raízes.

 

Também em aparte, o deputado Roberto Costa (PMDB) destacou que Arnaldo Melo ocupou a Presidência em um momento extremamente especial em que o governo, o povo do Maranhão e a Assembleia Legislativa precisavam, acima de tudo, de um equilíbrio dentro do Poder Legislativo.

 

“A sua condução durante todo esse período foi extremamente cordial com todos os seus companheiros, inclusive em alguns momentos de maior tensão, de maior agitação, o senhor sempre foi um ponto de equilíbrio e, acima de tudo, de responsabilidade com os encaminhamentos que o Poder Legislativo do Maranhão necessitava dar”, afirmou Roberto.

 

EQUILÍBRIO

 

Para o deputado Rubens Junior (PC do B), Arnaldo Melo deixa marca por onde passa, que são a simplicidade e o equilíbrio nas decisões. Citou como exemplo a greve da Polícia Militar: “se não fosse sua tranquilidade, sua paciência e o seu poder de justamente encontrar um meio termo, nós poderíamos ter tido um dia trágico no Maranhão, mas conseguimos inclusive resolver os problemas”.

 

Rubens Junior disse que fica feliz que a história tenha colocado Arnaldo Melo num momento de uma transição política no Maranhão. “Quer assumindo interinamente o governo por 10, 20, 30 dias, não sei, quer seja Presidente da Assembleia no 1º mês do novo governo, quem vai fazer a transição política no Maranhão quis a história que fosse Vossa Excelência”.

 

Também se manifestaram em apartes ao discurso de Arnaldo Melo, sempre parabenizando por sua conduta nestes 24 anos de exercício parlamentar, os deputados Manoel Ribeiro (PTB), Othelino Neto (PC do B), Carlos Alberto Milhomem (PSD), Graça Paz (PSL),Neto Evangelista (PSDB), Carlos Amorim (PDT), André Fufuca (PEN), Carlos Florêncio (PHS).

 

O último a se manifestar foi o deputado Max Barros (PMDB), que presidiu a Mesa, afirmando ser esta uma sessão histórica porque pela primeira vez um deputado com seis mandatos consecutivos sobe à tribuna para agradecer e prestar contas. “Para nós isso é história”.

 

Max Barros disse que Arnaldo é motivo de orgulho para todos os deputados porque encerra esse ciclo reconhecido por toda a Casa. “Todos os parlamentares presentes fizeram questão de aparteá-lo pela sua trajetória, pela sua história como homem público, como deputado e pelos diversos cargos que ocupou, encerrando esse ciclo como presidente duas vezes desta Casa e indo ocupar o maior cargo do Executivo maranhense, sendo governador do nosso Estado”, afirmou Max.

 


Banner