Em tom de despedida, Rubens Júnior presta conta de mandatos parlamentares

icone-whatsapp
Jéssica Barros / Agência Assembleia
16/12/2014 22h42

Em tom de despedida, Rubens Júnior presta conta de mandatos parlamentares
Foto original

 

O deputado estadual Rubens Pereira Jr (PCdoB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão plenária desta terça – feira (16) em tom de despedida. O líder do Bloco de Oposição finaliza dois mandatos no parlamento estadual (2007 – 2010 e 2011 – 2014) e se prepara para assumir o cargo de deputado federal, a partir do dia 1º de fevereiro.

 

 “Definitivamente, sou apaixonado pelo Poder Legislativo, por todo o seu potencial, pelo que representa. É, portanto, com algum saudosismo, mas mais do que isso, com o coração leve, tranquilo, que me preparo para os novos desafios”, disse.

 

No seu pronunciamento, Rubens pontuou momentos marcantes na história da política maranhense vivenciados por ele enquanto deputado estadual. “Em tão pouco tempo, em dois mandatos, vimos três governadores passarem com seus erros e acertos e cada um construindo a história do seu jeito. Presenciei a posse do Drº Jackson Lago assim como a sua cassação, vi o retorno da governadora Roseana Sarney em 2009 e também a sua reeleição em 2010. Vi até a renúncia da governadora. Vi a posse interina do deputado Arnaldo Melo e a histórica eleição de Flávio Dino”, destacou.

 

Na oportunidade, o parlamentar fez um balanço de sua atuação na Casa Legislativa, dando destaque para a participação em diversas Comissões, em especial a de Constituição e Justiça e a de Infância e Juventude, as quais foi presidente. “Muito me orgulha com 24 anos de idade, tendo sido o mais jovem de CCJ de um parlamento estadual na história do país. Mesmo sabendo que a idade pouco importa, mas o que vale é o trabalho desenvolvido aqui”.

 

Além disso, o deputado lembrou de suas participações em Conferências Nacionais, debates com movimentos sociais, Conselhos, CPI’s e falou do desafio de liderar o Bloco de Oposição. “Assumir o Bloco de Oposição é uma batalha difícil, porém gratificante porque é um trabalho indispensável para o desenvolvimento da democracia do Estado do Maranhão. Nós não chegaríamos ao resultado da vitória eleitoral em 2014 se nós não tivéssemos tido uma oposição tão combatente, forte e incansável como nós tivemos nessa Casa”, afirmou.

 

Neste mesmo sentido, Rubens fez um resgate das ações do grupo de oposição durante os dois últimos anos de governo. Ele citou a luta contra a privatização da CAEMA e o aumento da tarifa, a luta contra o empréstimo do BNDES, o monitoramento da Refinaria Premium, a ação popular contra os gastos de publicidade do Sistema Mirante, a luta contra a CONSTRAN, o combate à clinica fantasma de propriedade do Senador Edinho Lobão, a luta contra convênios fantasmas, entres outros entraves.

 

“Vocês não imaginam o quanto fico gratificado por sair da liderança da oposição na Assembleia para ser o terceiro deputado federal mais votado do Estado do Maranhão nessas últimas eleições, numa campanha que de oposição é sempre muito difícil e com um histórico de que os ex-líderes das oposições não tinham tido sucesso eleitorais, mas que a nossa luta teve o reconhecimento devido por parte da sociedade”, agradeceu.

 

Quanto a sua atuação na Câmara Federal, o deputado adiantou que tratará com prioridade a questão das Reformas. “Temos um Congresso conservador onde nós passaremos inevitavelmente por um momento de crise econômica, conjugada com uma grave crise política. Tirando isso, que são as dificuldades, nós temos que olhar para as Reformas. É impossível que nós não debatamos a Reforma Política, a Tributária; a Reforma na Educação, nos Meios de Comunicação, a Urbana e a Agrária. E esses são os desafios que irão nos impulsionar no ano que vem”, destacou.

 

Emocionado, Rubens Júnior dedicou alguns minutos do seu pronunciamento para agradecer aos seus familiares. Ele tomou como referência a luta de suas avós, materna e paterna. “Para homenagear toda a minha família vou falar das minhas avós que representam a luta pela qual eu passei. Meus pais já tiveram mais oportunidades e mais desafios do que eu tive e eu já sou fruto dessa terceira geração preparando aí para novos desafios. Então, em nome das minhas avós Maria dos Anjos e Maria da Conceição, é que eu rendo as homenagens a toda a minha família, meus tios, aos meus primos, minha irmã, minha esposa, meu filho Davi, minha filha Helena e digo que sem eles eu nada seria”, declarou.

 

O parlamentar usou a tribuna também para manifestar seus agradecimentos ao seu pai, ex-deputado estadual Rubens Pereira. “Não posso deixar de me reportar ao meu pai, homem em que me espelho e que eu admiro. Ainda na Assembleia antiga ele foi deputado por dois mandatos. Antes trabalhou na roça, foi garimpeiro, foi prefeito até se tornar um grande articulador político, indiscutivelmente”, enfatizou.

 

O deputado finalizou o seu discurso com a frase de Martin Luther King: “Não fiz o melhor, mas fiz tudo para que o melhor fosse feito, não sou o que deveria ser, mas não sou o que era antes. Saio com a cabeça erguida, com as mãos limpas com a sensação do dever cumprido e com a certeza de que o melhor ainda está por vir”.

 

DEPUTADO JOVEM E ATUANTE

 

Vários deputados presentes apartearam Rubens Júnior, como forma de manifestar reconhecimento ao seu trabalho na Assembleia Legislativa, principalmente na condição de líder do Bloco de Oposição.

 

O primeiro foi Othelino Neto, também membro da oposição. “Ser seu liderado com certeza foi um aprendizado muito grande. Quero dizer que ao mesmo tempo em que você fará falta nesta Casa, ao mesmo tempo nos representará muito bem em Brasília. Sei que V.Exa terá muito êxito lá ajudando o Maranhão e o Brasil”.

 

 Em seguida, a deputada Cleide Coutinho falou da sua admiração. “Desde os seus 22 anos, assim que entrou na Assembleia, vem provando o homem que se tornou, cumprindo suas obrigações e não só como filho de político. Tenho certeza que em Brasília você ajudará o Maranhão a ser mais forte”.

 

Bira do Pindaré, por sua vez, ressaltou algumas de suas lutas junto ao deputado enquanto oposicionistas. “Destaco o seu posicionamento na nossa luta contra o Fundema, que foi talvez uma das mais recentes do nosso exercício democrático que V. Exa. conduziu muito bem como liderança, embora mais jovem que nós, assumiu com muita habilidade”.

 

No seu aparte, Eliziane Gama disse que apesar da pouca idade, Rubens Júnior fez um mantado responsável. “Mesmo sendo mais velha, aprendi muito com o jovem deputado. Tenho certeza que essa trajetória tão bonita que se iniciou aqui continuará na Câmara Federal”.

 

Depois foi a vez o deputado Carlos Amorim manifestar-se. “Daqui, eu testemunhei um deputado atuante, dinâmico, técnico e produtivo que, com toda certeza, honrou os votos dos maranhenses que lhes asseguraram esses dois mandatos”.

 

Sabedoria e paciência foram as palavras usadas pelo deputado André Fufuca para qualificar o deputado. “Rubens é uma das grandes personalidades políticas dos últimos anos que tive o prazer de conhecer pela sua sabedoria e paciência no diálogo e na conversação”.

 

Já Marcelo Tavares disse estar dividido entre a alegria e a tristeza com a ida de Rubens Júnior ao Congresso. “Estou alegre por ver um amigo tão querido, como o deputado Rubens, agora iniciar um mandato de deputado federal onde irá servir muito bem ao Maranhão. E com tristeza porque a Assembleia vai perder um grande deputado estadual”

 

Também se manifestaram elogiando a conduta do deputado Rubens Júnior nestes dois mandatos, os deputados Jota Pinto, Magno Bacelar, Roberto Costa, Gardênia Castelo, Antônio Pereira, Valéria Macedo, Hélio Soares, Graça Paz, Manoel Ribeiro e Marcos Caldas.

 

PERFIL

 

Rubens Pereira Júnior, nasceu em São Luís, em 1984 e passou a sua infância em Matões. Desde criança, já almejava o sonho em seguir carreira política. Aos 16 anos, ingressou no curso de Direito pela Universidade Federal do Maranhão.  Ainda no 5º período da faculdade foi aprovado no concurso do Tribunal de Justiça do Maranhão.

 

Em 2006, com apenas 22 anos de idade, foi eleito com 35 mil votos, tornando-se um dos deputados mais jovens do Brasil. Reeleito deputado estadual em 2010 pelo PC do B foi escolhido, aos 28 anos, líder da Bancada de Oposição da Assembleia Legislativa.

 

Nestes oito anos de Assembleia Legislativa, o deputado foi à tribuna por mais de 500 vezes em defesa da oposição. Além disso, apresentou três decretos legislativos, 91 indicações, seis projetos de resolução, 103 requerimentos, 35 projetos de lei e duas propostas de emenda constitucional.

 

Agora, se prepara para assumir, em 1º de fevereiro de 2015 o cargo de deputado federal com a esperança de um amanhã de prosperidade e respeito a todos os maranhenses.


Banner