Quinta Cultural especial fim de ano receberá Programa Sol Nascente

icone-whatsapp
Annyere Pereira/Agência Assembleia
17/12/2014 08h31

Quinta Cultural especial fim de ano receberá Programa Sol Nascente
Foto original

 

O projeto Quinta Cultural, especial fim de ano, de realização da Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão, receberá o programa Sol Nascente, em sua sétima edição, a realizar-se no dia 18 de dezembro, no Auditório Neiva Moreira do Complexo de Comunicação, às 10h da manhã e com entrada gratuita.

 

Cerca de 85 alunos do programa, acompanhados de seis professores e do coordenador Elvis Franco, no palco do Quinta Cultural, irão apresentar ao público o recital natalino com alunos da oficina de violino - um dos instrumentos mais importantes da orquestra, trazendo ao público os clássicos ‘Noite Feliz’ e ‘Halleluya’ através desse apreciado instrumento de cordas.

 

Na oficina de instrumento de sopro - instrumentos musicais em que o som é produzido pela vibração de uma coluna de ar, os alunos irão apresentar as músicas ‘Amazing Grace’, ‘We Wish you a Merry Cristhmas’ e ‘Boas Festas’.

 

Além disso, os integrantes do Sol Nascente farão uma apresentação relacionada à oficina de canto coral, baseada nas músicas ‘Bom Natal’, ‘Noite Feliz’, ‘Bate o Sino,’ ‘Anoiteceu’ e ‘Primeiro Natal’. A apresentação se encerra com a oficina de dança, com o Hip Hop de Natal.

 

De acordo com o coordenador do programa, Elvis Franco, as crianças estão confiantes e ansiosas para mais uma apresentação, tendo em vista que o grupo também se apresenta em outras ocasiões. “A expectativa é muito boa. As crianças estão ansiosas e ensaiando bastante para mostrarem aquilo que já aprenderam nas oficinas, além disso, é de fundamental importância a formação de uma nova plateia a cada apresentação”, explicou.

 

Elvis disse ainda que essa uma oportunidade de aprender música com qualidade, de alto nível e que a iniciativa desse programa já tem rendido bons frutos, pois ex-alunos do Sol Nascente hoje já fazem parte da Banda do Bom Menino e da Escola de Música, por exemplo. “É uma experiência válida, ou seja, uma porta de entrada para que essas crianças possam despertar cidadania através da arte e ir muito longe”, finalizou.

 

O ‘Prata de Casa’ da 7ª edição do projeto Quinta Cultural será o policial com mais tempo de serviço no Gabinete Militar da ALEMA, o subtenente Geraldino Barbosa, artista nas horas vagas, compositor de toadas de Bumba-Meu-Boi. Na ocasião, será exibido o clip ‘São Luís Encanto e Magia’; veiculado na TV Assembleia no mês de aniversário da fundação de São Luís.

 

Programa Sol Nascente

 

O programa Sol Nascente existe há nove anos. Inicialmente funcionou no bairro Ilhinha, em seguida mudou para o São Francisco. Atualmente funciona na Associação da Assembleia Legislativa, no bairro Maiobão, e conta com a participação de 120 crianças de nove a dezessete anos inscritas.

 

Os objetivos do programa são: incluir socialmente crianças e adolescentes através da arte, viabilizar a participação dos grupos nos grandes eventos culturais da cidade, como, FEMACO e festivais de teatro e dança, construir a “práxis” da ética e da cidadania no cotidiano da ação e buscar a participação das famílias, lideranças comunitárias, sociedade e órgãos afins, junto ao programa.

 

Dentre as atividades executadas pelas crianças no programa, destaca-se, a oficina de arte, que é realizada através do canto coral, da dança, do teatro, dos instrumentos de sopro e dos instrumentos de cordas (violino). Por outro lado, os envolvidos também são contemplados com a oficina de esporte através do futebol, vôlei e do handebol.

 

Quinta Cultural

 

O projeto tem como objetivo promover a aproximação dos servidores e do público em geral com a cultura maranhense, através do teatro, da música, das artes plásticas, do cinema, da dança e da fotografia. Além disso, o projeto conta também com a participação especial de ‘Pratas da Casa’. O momento é ideal e oportuno para revelar talentos entre os servidores da Assembleia.

 

“Pelo menos uma vez por mês teremos uma tarde de atrações culturais só com artistas do nosso Estado. A ideia é divulgar os seus trabalhos e tentar trazê-los para mais perto do povo”, disse Jacqueline Heluy, diretora adjunta de Comunicação e idealizadora do projeto.

 

O evento conta ainda com transmissão online via Twitcam, diretamente do Auditório Neiva Moreira, em que internautas podem acompanhar e interagir em tempo real. Além disso, o projeto se consolidou também como programa de TV que vai ao ar todas as quintas feiras, às 21h, com reprise aos finais de semana pela TV Assembleia (canal digital aberto 51.2 e 17 TVN).

 

O palco do projeto Quinta Cultural em 2014 já recebeu a literatura com a escritora Laura Amélia Damous, o folclore maranhense com o Boi de Nina Rodrigues, a música instrumental maranhense com Henrique Duailibe entre amigos, a sétima arte - o cinema, com o cineasta Joaquim Haickel e os filmes Upaon-Açu, Saint Louis, São Luís e a Pedra e a Palavra, o teatro com o Grupo de Arte Maria Aragão (GAMAR) e a batucada graciosa da cantora, compositora e professora de música Carol Cunha.

 


Banner