Hélio Soares alerta para riscos ambientais da Barragem do Pericumã

icone-whatsapp
Agência Assembleia
17/12/2014 14h37

Hélio Soares alerta para riscos ambientais da Barragem do Pericumã
Foto original

 

O deputado Hélio Soares (PSB) anunciou nesta quarta-feira (17), na tribuna da Assembleia, que protocolou Indicação na Casa, encaminhada à bancada maranhense no Congresso Nacional, pedindo que o Departamento Nacional do Ministério da Integração (antigo DNOS) inicie, urgente, as obras de recuperação e manutenção da Barragem do Rio Pericumã, localizada em Pinheiro.

 

O parlamentar ressaltou que a barragem foi inaugurada em 1982 e desde então não tem a atenção devida dos órgãos competentes. Hélio Soares alerta que o problema pode causar impacto ambiental nos campos da Baixada, pois se a barragem romper ocorrerá uma tragédia sem precedentes na região.

 

Na oportunidade, o deputado Hélio Soares chamou a atenção dos colegas deputados e das autoridades competentes para a fragilidade da Barragem do Pericumã, cuja estrutura vem sendo corroída pela oxidação ao longo dos seus 32 anos, e até a presente data não recebeu nenhuma reforma ou manutenção adequada.

 

 ALIMENTOS E TURISMO 

 

 A Barragem do Rio Pericumã possui 100 metros de comprimento com 25 de largura. Ostenta três comportas, uma inclusa e dois diques laterais, fornecendo água e pescado, principalmente para Pinheiro, Perimirim, Bequimão, Pedro do Rosário, Alcântara e mais 20 municípios do Estado do Maranhão.

 

Para Hélio Soares, além de alimentar a população de vários municípios, a Barragem do Pericumã é também um ponto turístico, onde milhares de famílias desenvolvem a criação do gado, porcos e aves como pato e galinhas. “É preciso evitar que a barragem se rompa e provoque uma grande tragédia”, apela o deputado.   

 

 


Banner