Deputada Gardênia Castelo despede-se do mandato parlamentar

Ribamar Santana/Agência Assembleia
17/12/2014 15h25

Deputada Gardênia Castelo despede-se do mandato parlamentar

A deputada Gardênia Castelo (PSDB,) em pronunciamento da tribuna da Assembleia, na sessão desta quarta-feira (17), despediu-se dos colegas e agradeceu, primeiramente, a Deus e ao povo do Maranhão pela honra de ter lhe conferido o mandato, estendendo seus agradecimentos ao corpo funcional da Casa e a imprensa pelo apoio que recebeu no exercício parlamentar ao longo de seis anos.

Na oportunidade a deputada fez um resumido balanço do trabalho que realizou, revelando que apresentou 108 proposições, entre 64 Projetos de Lei, 37 Requerimentos e 10 Indicações, acrescentando que, em relação à questão de gênero, abraçou com determinação a causa da mulher. “Eu tenho convicção de ser impossível haver igualdade de gênero sem que haja igualdade política”, justificou.

“A gente sabe que, hoje, a mulher brasileira, mesmo estando em maioria na população, mesmo sendo a maioria do alunado no ensino básico e nas universidades, ainda assim permanece em desvantagem em setores importantes da vida nacional, como no mercado de trabalho, por exemplo”, observou a parlamentar.

Outras bandeiras de lutas destacadas pela deputada, defendidas ao longo do mandato, foi a que diz respeito aos portadores de deficiência e as pessoas da terceira idade, assim como os problemas da educação básica, em particular os do ensino fundamental no que diz respeito a melhoria dos índices de produtividade do setor e do alunado.

Um relevante aspecto ressaltado por Gardênia foi a sua participação nas comissões temáticas da Casa como, por exemplo, a Comissão de Assuntos Municipais, na qual presidiu: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Regional e Defesa dos Direitos Humanos e Minorias, além da função de vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito de Combate à Violência Contra a Mulher.

Gardênia Castelo sugeriu aos colegas que participarão da nova Legislatura que debatam um assunto, que disse ser muito importante, que é o artigo 43 da Constituição do Estado, que trata das prerrogativas conferidas ao Poder Executivo que, ao seu juízo, são excessivas. “Tivemos Projetos importantes aprovados por esta Casa e que foram vetados por força desse dispositivo constitucional”, esclareceu.

Ao final de sua fala, Gardênia Castelo pediu desculpas se em algum momento ofendeu algum colega e enfatizou que sempre procurou tratar as questões de forma impessoal, desejou votos de um Natal Feliz para todos e pediu a Deus que o ano de 2015 possa trazer paz. “Desejo a todos vocês da Casa, aos colegas, aos jornalistas, aos maranhenses um Natal com muita saúde”.