Quinta Cultural especial fim de ano recebe Programa Sol Nascente

icone-whatsapp
Jéssica Barros/Agência Assembleia
18/12/2014 13h53

Quinta Cultural especial fim de ano recebe Programa Sol Nascente
Foto original

 

A sétima edição do Projeto Quinta Cultural, realizada na manhã desta quinta-feira (18), no Auditório Neiva Moreira do Complexo de Comunicação, trouxe para o seu palco as crianças do Programa Sol Nascente que, neste especial de fim de ano, apresentaram um belíssimo e emocionante recital natalino.

 

O coordenador do Programa, Elvis Franco, falou da empolgação das crianças. “Os meninos estão super felizes e empolgados em estarem participando, até porque passam o ano inteiro se aprimorando; então, eles veem esse momento como uma oportunidade de mostrarem o que aprenderam”.

 

Na primeira apresentação, com violinos, os alunos presentearam o público com os clássicos ‘Noite Feliz’ e ‘Halleluya’. Em seguida, utilizando instrumentos de sopro, eles mostraram talento interpretando as músicas ‘Amazing Grace’, ‘We Wish you a Merry Cristhmas’ e ‘Boas Festas.

 

Vestidos de Noel fizeram uma belíssima apresentação de canto/coral,  emocionando o público, cantando as músicas: ‘Bom Natal’, ‘Noite Feliz’, ‘Bate o sino’, ‘Anoiteceu’ e ‘Primeiro Natal’.

 

As apresentações foram encerradas com a oficina de dança do Programa no Hip Hop de Natal.

 

PRATA DA CASA

 

Nesta 7ª edição, o ‘Prata da Casa, Geraldino Barbosa – subtenente da Polícia Militar, que integra o Gabinete Militar da ALEMA, surpreendeu com o seu talento para compor toadas do folclore maranhense bumba-meu-boi. Geraldino é o servidor militar com mais tempo de serviço na Casa.

 

Durante o evento, em uma conversa descontraída conduzida pela jornalista Elda Borges, o subtenente da PM falou dos seus dotes artísticos e criativos – sensibilidade essa que o encargo da profissão não lhe tirou. “Eu não crio o tempo todo. Mas, quando tenho um tema proposto, eu me empolgo e sai boas toadas. Já fiz para o Boi da Maiobinha, Juçatuba, Pindoba e Madre Deus”, revelou.

 

Depois de uma mostra da sua arte no palco, foi exibido o clip ‘São Luís Encanto e Magia’, cantado e composto por Geraldino, veiculado na TV Assembleia no mês de aniversário da fundação de São Luís.

 

TRANSMISSÃO AO VIVO

 

O evento conta com a transmissão online via Twitcam, diretamente do Auditório Neiva Moreira, em que internautas podem acompanhar e interagir em tempo real. Além disso, o projeto se consolidou como programa de TV que vai ao ar todas as quintas feiras, às 21h, com reprise aos finais de semana pela TV Assembleia (canal digital aberto 51.2 e 17 TVN).

 

OUTRAS EDIÇÕES

 

O Projeto Quinta Cultural tem como objetivo promover a aproximação dos servidores e do público em geral com a cultura maranhense, através do teatro, da música, das artes plásticas, do cinema, da dança e da fotografia. Pelo menos em uma quinta-feira por mês será realizada uma tarde de atrações culturais só com artistas do Estado. A ideia é divulgar os seus trabalhos e tentar trazê-los para mais perto do povo. A entrada é franca e o evento é aberto ao público em geral.

 

A primeira edição contou com a presença da poeta e escritora, Laura Amélia Damous, além da participação especial de ‘pratas de Casa’ Marina Souza, jornalista e cantora; e do diretor de Recursos Humanos, Eduardo Pinheiro, violonista. A segunda edição do projeto Quinta Cultural teve como convidado o Bumba-Boi de Nina Rodrigues ‘Brilho da Balaiada’, e a participação especial do cantador e jornalista Joellson Braga, que integra a equipe da TV Assembleia.

 

Em sua terceira edição, o projeto contou com um show de Henrique Duailibe, que junto com os amigos Edinho Bastos, Natanael Fofo, Davi Oliveira e Sávio Araújo, apresentaram ao público o seu mais novo projeto musical, o jazz fusion. Já na quarta edição, o Quinta Cultural recebeu Joaquim Haickel, que falou sobre o seu trabalho como cineasta e também comentou sobre os filmes Upaon-Açu, Saint Louis, São Luís e a Pedra e a Palavra. O evento também teve participação especial dos ‘pratas de Casa’: Zaíra Almeida, Natália Macedo, Maria Assunção, Joelson Braga e Magno Parker, que cantaram a música 'Ilha Magnética', do cantor César Nascimento, homenageando os 402 anos de São Luís.

 

Já na quinta edição, em alusão ao dia das crianças, o Projeto trouxe a peça teatral ‘O desejo de Catatirina’, encenada por atores mirins do Grupo de Arte Maria Aragão (GAMAR). E na sexta edição, o homenageando foi o Prata da Casa, Sr. Bandeira, servidor da ALEMA que também é músico, além da batucada graciosa de Carol Cunha.

 

PROGRAMA SOL NASCENTE

 

O programa Sol Nascente existe há nove anos. Inicialmente funcionou no bairro Ilhinha, em seguida mudou para o São Francisco. Atualmente funciona na Associação da Assembleia Legislativa, no bairro Maiobão, e conta com a participação de 120 crianças de nove a dezessete anos inscritas.

 

Os objetivos do programa são: incluir socialmente crianças e adolescentes através da arte, viabilizar a participação dos grupos nos grandes eventos culturais da cidade, como, FEMACO e festivais de teatro e dança, construir a “práxis” da ética e da cidadania no cotidiano da ação e buscar a participação das famílias, lideranças comunitárias, sociedade e órgãos afins, junto ao programa.

 

Dentre as atividades executadas pelas crianças no programa, destacam-se: Oficina de arte, que é realizada através do canto coral, da dança, do teatro, dos instrumentos de sopro e dos instrumentos de cordas (violino). Os envolvidos também são contemplados com a oficina de esportes, através do futebol, vôlei e do handebol.

 

 


Banner