Assembleia concede 'Medalha Manoel Bequimão' ao gabinete militar da Casa

Jéssica Barros / Agência Assembleia
23/12/2014 13h16

Assembleia concede

Na última sessão solene do ano, realizada na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa concedeu a ‘Medalha Manoel Bequimão’, mais importante comenda do poder legislativo estadual, ao gabinete militar da Casa em nome dos oficiais: major Marcelo Jinkings, coronel Flávio Antônio Silva e capitão Bruno Silva.

Também foram homenageados com a Medalha, o major Diógenes Cléo Barbosa e o major Honório Filho como representantes da polícia militar do Maranhão. Já o ‘título de cidadão maranhense’, proposto pelo governador Arnaldo Melo, foi entregue ao diretor-geral da ALEMA, Heraldo Marinelli.

A partir solenidade, que foi presidida pelo deputado estadual Rogério Cafeteira, teve início com o discurso do petista Zé Carlos, propositor das medalhas que homenagearam o capitão Bruno e o major Honório. Ele destacou a trajetória dos militares. “É com muita satisfação que ofereço essa homenagem aos militares, que deixam suas esposas e filhos em casa para proteger e defender a sociedade”, disse.

Em seguida, a deputada Eliziane Gama, autora do projeto de resolução da medalha ao major Jinkings, falou sobre o desempenho profissional e a agradeceu a dedicação dele e de todos os oficiais que integram não só o gabinete militar do legislativo, mas toda a corporação do Estado. “Essa medalha é um reconhecimento por toda sua dedicação dentro e fora da Assembleia”, registrou.

Depois, o major Diógenes e o coronel Flávio receberem a medalha do mérito legislativo, indicados pelo deputado Rogério Cafeteira, que no seu pronunciamento enfatizou o difícil trabalho da polícia militar. “A polícia militar do Maranhão tem feito o seu trabalho de forma incansável, apesar de não serem valorizados como deveriam. E é por essa luta difícil que lhes ofereço esta homenagem”, ressaltou.

Por fim, Heraldo Marinelli foi condecorado com o ‘Título de Cidadão Maranhense’. Na ocasião, Rogério Cafeteira falou da trajetória de Heraldo, natural de São Paulo, até chegar ao Maranhão.

Agradecimentos

Honra e gratidão foram os princípios citados pelo capitão Bruno no seu discurso de agradecimento. O major Diógenes Barbosa, por sua vez, dedicou a comenda ao Batalhão de Choque e ao 13º Batalhão em São José de Ribamar.

Da mesma forma fez o Major Honório dedicou a medalha ao aspirante Rocha – morto recentemente em confronto com bandidos – e aos seus comandados. “É triste ver um jovem tão alegre e de futuro promissor perder a vida. Por onde Rocha passava ele deixava seu sorriso e alegria. Uma perda irreparável. Ele merece essa medalha e é pra ele que eu dedico assim como para toda a minha equipe”.

O coronel Flávio Antônio também fez pronunciamento de agradecimento enaltecendo o compromisso de todos os militares que compõem o gabinete militar para desenvolver um trabalho satisfatório e de qualidade.

Já o major Jinkings relatou seu trabalho ao lado de deputados pelo interior do Estado ressaltando seus maiores aprendizados. Emocionado, ele proferiu palavras de agradecimento à família.

O último, Heraldo Marinell, fez uma avaliação de sua trajetória profissional até chegar a diretoria da ALEMA, falou do seu bom relacionamento com todos os setores, entre servidores e deputados, e direcionou seus agradecimentos, em especial, ao governador Arnaldo Melo.