Max Barros discursa pela democracia na posse do governador do Estado

Jéssica Barros / Agência Assembleia
01/01/2015 19h44

Max Barros discursa pela democracia na posse do governador do Estado

A Assembleia Legislativa do Maranhão sediou na tarde desta quinta-feira (1º de janeiro), uma concorrida solenidade para compromisso e posse do governador Flávio Dino (PCdoB) e do vice-governador Carlos Brandão (PSDB), eleitos em 5 de outubro.

Centenas de autoridades estiveram presentes no evento. Entre elas, os que compuseram a mesa: a procuradora regional da República, Carolina da Hora Mesquita; o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; a presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargadora Cleonice Freire; a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Regina Helena Costa; a procura geral de justiça do Maranhão, Regina Lúcia Rocha.

Representando o Poder Legislativo estadual, estiveram na mesa diretora para condução dos trabalhos: o deputado estadual Rogério Cafeteira, como 1ª secretário, o deputado estadual Carlinhos Florêncio, como 2º secretário e o presidente em exercício da Casa, deputado Max Barros (PMDB), que proferiu discurso durante a solenidade enaltecendo o papel da Assembleia Legislativa ao contribuir para o momento histórico de posse do governador Flávio Dino.

“Esse é um rito que simboliza a reafirmação do vigor de nossa democracia participativa, um simbolismo que bem representa a democracia pensada por Montesquieu, os três poderes em harmonia e independência. O Judiciário, através do TER, comandando o processo eleitoral e diplomando eleitos e o poder legislativo empossando titulares do poder executivo”, explicou.

No seu pronunciamento, Max Barros falou ainda das reformas necessárias no sistema político eleitoral que já vem acontecendo desde 2013, quando a população saiu às ruas para manifestar insatisfações políticas.

“A presença da população nas ruas demostra claramente a falta de sintonia do atual modelo de escolhas dos representantes com a vontade popular. Os fatos recentes que estão ocorrendo em nossa pátria mostram novos dias para o Maranhão, terra que amamos”, lembrou.

Por fim, o presidente encerrou o seu discurso desejando sucesso ao governador Flávio Dino. “Ao novo governador, homem de trajetória correta e respeitada na magistratura federal desejo pleno êxito nesta missão. Que todos os sonhos de um Maranhão melhor, mais solidário e justo possam ser vividos por nós”, finalizou.