César Pires propõe criação de Comissão sobre mobilidade e acessibilidade

icone-whatsapp
Nice Morais/ Agência Assembleia
04/02/2015 16h52

César Pires propõe criação de Comissão sobre mobilidade e acessibilidade
Foto original

O deputado César Pires (DEM), em pronunciamento feito na sessão desta quarta-feira (04), destacou a importância da formação de uma Comissão no Legislativo estadual para tratar da questão da mobilidade e acessibilidade do cidadão com necessidades especiais.

 

Ele anunciou que deu entrada em um pedido de resolução, propondo a criação da Comissão e pediu ao presidente Humberto Coutinho (PDT) que acate a proposta.  “Presidente, eu espero que Vossa Excelência, como médico, como um homem público sensível, leve à luz dos seus pares e que possa criar essa Comissão, incentivado pelas suas tendências políticas e responsável também pelo setor”, disse.

 

César Pires ressaltou que as pessoas com deficiência de locomoção se sentem constrangidas por não terem os seus direitos de mobilidade e acessibilidade respeitados. Também lembrou que a Pesquisa Nacional em Domicílio (PNAD), revela que a sociedade brasileira tem 14% de pessoas com algum tipo de necessidade especial e, por isso, há um zelo em relação a essa situação. Ele citou como exemplo as universidades brasileiras que desde 1996 são avaliadas podendo ser credenciadas ou descredenciadas caso não tenha mobilidade e acessibilidade ao cidadão com algum tipo de deficiência. “Os banheiros, as rampas e as carteiras nas bibliotecas, tudo isso contam pontos no momento de credenciar ou descredenciar uma organização acadêmica”, afirmou César Pires.


Banner