Edson propõe Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura no Mais IDH

icone-whatsapp
Nice Moraes/Agência Assembleia
05/02/2015 12h17

Edson propõe Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura no Mais IDH
Foto original

 

O deputado Edson Araújo (PSL), em pronunciamento na sessão desta quinta-feira (5), parabenizou o governador Flávio Dino pela visão e demonstração de conhecimento técnico acerca da realidade do Estado do Maranhão.

 

Nesse sentido, ele propôs ao governo a inclusão da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura, dirigida pelo engenheiro de Pesca José de Ribamar Fernando Sobrinho, no plano Mais IDH. Edson Araújo afirmou que a sua proposição trará resultados imediatos na melhoria do IDH, uma vez que prevê melhoria na tecnologia de pesca com a introdução de pequenas embarcações de alumínio ou fibra de vidro equipadas com motores rabeta, com caixas de isopor para conservação do produto e, também, com material de pesca adequado e cumprindo com a legislação do meio ambiente.

 

“A atividade da pesca no nosso Estado vivia esquecida, discriminada, abandonada e tratada como se fosse um setor, um filho bastardo da economia. Eu tenho absoluta certeza e fico muito feliz por que ele é o único governador que realmente está dando uma atenção diferenciada a essa atividade que é geradora de emprego, de renda e de produção”, destacou Edson Araújo.

 

O deputado afirmou que no momento que for feita a introdução dessas pequenas embarcações para aquelas famílias humildes, haverá geração de emprego, porque o pescador irá exercer a sua atividade de captura com mais dois ou três companheiros, o que consequentemente irá gerar mais emprego e mais renda.

 

RIQUEZA

 

Segundo Edson Araújo, o Maranhão é um dos Estados mais importantes na atividade pesqueira do país, sendo o segundo maior litoral do Brasil, com 640 km de costa, perdendo apenas para o Estado da Bahia. Também possui o maior número de pescadores artesanais do país com mais de 300 mil famílias e, se considerar que cada família tem em média 4 dependentes, chega-se a mais de um milhão de pessoas envolvidas nessa atividade. O Maranhão também tem a maior concentração de mangues do país, o que é imprescindível para a sobrevivência das espécies aquáticas.

 

“Temos as maiores bacias hidrográficas do Nordeste, com mais  de 50% de toda água doce do Nordeste. Então é um Estado riquíssimo nessa atividade e que vinha sendo esquecido. E, graças a Deus, estamos nesse novo caminho”.

 


Banner