Marco Aurélio reivindica compensação ambiental da Suzano em Imperatriz

Agência Assembleia
05/02/2015 13h25

Marco Aurélio reivindica compensação ambiental da Suzano em Imperatriz

O deputado Marco Aurélio (PCdoB) ocupou a tribuna, na manhã desta quinta-feira (5), para reivindicar que a Suzano Papel e Celulose faça adequada compensação ambiental na cidade de Imperatriz. Ele explicou que a empresa realizou um investimento muito grande na região e tem contribuído com o progresso da cidade, a começar pela geração de empregos e pelo aumento da arrecadação municipal.

“Mas o desenvolvimento não vem sem, de repente, trazer prejuízos. Diante dos prejuízos que trouxeram ao meio ambiente, para efeito de compensação ambiental, a Câmara Estadual de Compensação Ambiental determinou que fossem pagos pela empresa R$ 10 milhões e 200 mil. Esse montante deveria ser investido na criação de uma unidade de conservação ambiental na própria área impactada pelo empreendimento”, informou o deputado. Ele frisou que, como a área impactada foi Imperatriz, deveria haver um investimento para a criação de Unidades de Conservação no município.

“Não tem sentido então colocar esse dinheiro – algo em torno de R$ 10 milhões e 200 mil - em uma região que não é afetada pelo impacto ambiental. Quem sofreu foi Imperatriz e as comunidades vizinhas; e isso já não tem mais volta. É uma questão de justiça. Esse dinheiro foi depositado no fundo próprio para compensação ambiental, no Fundo Estadual. À época, quando entrou esse dinheiro no Fundo, já foram aí gastos cerca de um milhão e meio, justificados com diárias e com combustível”, denunciou.

O deputado informou que, por essa razão, encaminhou à Mesa Diretora uma Indicação propondo a criação de uma Unidade de Conservação Ambiental em Imperatriz.

“Esta não é uma proposição minha apenas, mas legitimada por discussões muito avançadas em Imperatriz com o Ministério Público, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com movimentos sociais. Desta forma, estamos requerendo ao governador do Estado, ao secretário de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, que esse dinheiro que sobrou possa ser destinado a Imperatriz, para a criação de Unidade de Conservação Ambiental. O que é justo, o que é legal. É isso que eu venho pedir justamente a esta Casa, o apoio a esta Indicação”, declarou o Professor Marco Aurélio, ao discursar na tribuna.