Eduardo Braide comemora metropolização da região do Munim

icone-whatsapp
Jéssica Barros/Agência Assembleia
10/02/2015 15h44

Eduardo Braide comemora metropolização da região do Munim
Foto original

Da tribuna, durante sessão plenária realizada na manhã desta terça-feira (10), o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) destacou o encontro em que técnicos da Secretaria de Estado das Cidades (SECID) apresentaram aos representantes de oito municípios e da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), minuta contendo proposições para revisão da Lei Complementar Estadual que instituiu a Região Metropolitana de São Luís.

 

“Há mais de 10 anos, o tema da metropolização é tratado em nosso Estado. Diversas leis já foram aprovadas nesta Casa, tratando do assunto. Os governos que passaram também já envidaram esforços no sentido de ser implementada, mas, a verdade é que a metropolização nunca saiu do papel. E eu vejo com alegria esse tema possa ter sido retomado agora de forma mais forte e concreta através da ação do Governo do Estado”, declarou Braide.

 

Em seu discurso, o parlamentar revelou que, além dos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Alcântara, Santa Rita, Bacabeira, Rosário e Icatu, que, por força de lei aprovada por esta Casa, fazem parte da região metropolitana de São Luís, outros municípios estão sendo propostos pela minuta. Entre eles, estão os da região do Munim, que seria formado por Morros, Axixá, Itapecuru, Anajatuba, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande.

 

“Quem conhece aquela região, sabe a riqueza e a beleza que tem. Por exemplo, em Morros, temos o Rio Una, já Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Axixá são abençoados pelo Rio Munim, o que atrai turistas para o local. Eu não podia deixar de registrar minha alegria pela inclusão de todos esses municípios e por ver esse tema sendo retomado ”, ressaltou.

 

O deputado acredita que a metropolização servirá, também, para facilitar a busca de recursos, tanto com o Governo Estadual quanto Federal, nas áreas de saneamento básico, projetos turísticos, equipamentos sociais. “A demandas serão atendidas de forma mais ágil”, disse.

 

Eduardo Braide citou ainda outras proposições contidas na minuta, como a criação do Colegiado Metropolitano, Conselho Participativo da Região Metropolitana da Grande São Luís, Agência Executiva Metropolitana, Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Sistema de Planejamento Metropolitano e Sistema de Informações Metropolitanas.

 

Por fim, pediu o apoio dos seus pares para que a discussão chegue à Assembleia Legislativa. “Peço que, o mais rápido possível, essa minuta possa chegar a esta Casa. E tenho certeza de que terá a acolhida dos nobres, para que seja aprovada e, de uma vez por todas, a tão sonhada metropolização saia das formalidades dos papéis e entre para a realidade”, concluiu o deputado.

 


Banner