Deputadas e ex-deputadas são homenageadas com placas comemorativas

Nice Moraes/ Agência Assembleia
04/03/2015 15h24

Deputadas e ex-deputadas são homenageadas com placas comemorativas

Durante as comemorações alusivas aos 180 anos de instalação do Poder Legislativo no Maranhão, ocorridas na manhã desta quarta-feira (04), ex e atuais deputadas estaduais foram homenageadas, em Sessão Solene, com a entrega de comendas pelos serviços prestados ao povo maranhense.

Na ocasião, também foi proferida uma palestra sobre o tema “A mulher no parlamento maranhense”, feita pela professora Meire Ferreira, que destacou a importância da participação da mulher na vida política do Estado.

As comendas foram entregues às ex-deputadas Helena Barros Heluy, Gardênia Castelo, Cleide Coutinho, Cristina Archer, Graciete Lisboa, Janice Braide, Marly Abdalla, Sandra de Deus, Pryscilla Sá, Vete Botelho, Socorro Waquim, Telma Pinheiro e Aparecida Cardoso. Também foram entregues às atuais deputadas Andrea Murad, Graça Paz, Valéria Macêdo, Ana do Gás e Francisca Primo. As deputadas Nina Melo e Eliziane Gama, que não estavam presentes, foram homenageadas e justificaram a ausência.

Ao agradecer a homenagem, a deputada Graça Paz, (PSL), que está no seu 4º mandato, falou as sua satisfação em fazer parte daquela Casa e também  agradeceu a população pela honra de poder representá-los. “É uma honra para mim estar neste quarto mandato com o apoio do povo do meu Estado. Parabenizo a todas a deputadas que por aqui passaram e que deixaram tanto serviço prestado para o povo do Maranhão”, frisou Graça Paz. Ele disse ainda que ainda que todas devem incentivar as mulheres a se candidatarem a cargos eletivos, visto que os partidos políticos ajudam mais nas candidaturas dos homens, deixando as mulheres de lado.

RECONHECIMENTO

As ex-deputadas Marly Abdala, Graciete Lisboa e Telma Pinheiro falaram de suas satisfações em ter seus trabalhos reconhecidos pela Assembleia Legislativa.  “Eu me sinto muito gratificada pelo tempo que passei aqui nesta Casa e, principalmente, pelos relevantes serviços prestados pelo nosso Maranhão. Espero que esse tipo de reconhecimento se renove, que não fique no esquecimento”, afirmou Marly Abdalla, ressaltando ainda que teve uma passagem muito forte na Casa com trabalho voltado especialmente para o Serviço Social.

A ex-deputada Graciete Lisboa disse que era uma honra voltar àquela Casa, local onde fez grandes amizades e também teve a oportunidade de prestar relevantes serviços ao povo maranhense. “Eu vejo esse momento como muito importante e uma grande iniciativa em homenagear as ex-deputadas que prestaram grandes serviços para o desenvolvimento do Maranhão”, lembrou.

Telma Pinheiro também afirmou que aquele era um ato de reconhecimento ao grupo de homens e mulheres que doaram parte de suas vidas ao povo do Maranhão. “Neste ato de homenagear os grandes políticos do nosso Estado, o deputado Humberto Coutinho demonstra uma grandeza de espírito público, oportunizando aos homenageados lembrarem da vida pública de serviços prestados à sociedade e, principalmente, demonstrar a esta Casa legislativa a expressão de gratidão que o povo tem por esses homenageados”, acentuou a ex-deputada Telma Pinheiro.

PALESTRA

Ao proferir a palestra sobre “A mulher no parlamento maranhense”, a professora Meire Ferreira destacou o estudo feito por ela no ano de 2000 e, publicado em 2010, que trouxe dados sobre a presença das mulheres no parlamento maranhense e participação da mulher na vida política do Estado, especialmente, as ocupantes de cargos nas Câmaras Municipais e na Assembleia Legislativa do Maranhão.

A professora afirmou que, ao longo de oito décadas, apenas 54 mulheres ocuparam espaço no parlamento maranhense, dentre elas Dalva Bacelar, que foi a única deputada constituinte. Disse também que esse número reduzido de mulheres na política, se deve às questões partidárias.

“Os partidos políticos continuam dando maiores espaços às candidaturas masculinas. Mas, apesar do número reduzido, as mulheres continuam fazendo um excelente trabalho na política do nosso Estado”, enfatizou Meire Ferreira, que também falou da importância das atuais deputadas estaduais se articularem, junto aos seus pares, para trabalharem no sentido de buscar parcerias para que os projetos ali apresentados sejam aprovados pelo Plenário da Casa.