Cutrim pede informação ao IBGE sobre os municípios da Baixada Maranhense

icone-whatsapp
Nice Moraes/Agência Assembleia
06/03/2015 15h43

O deputado Raimundo Cutrim (PCdoB) apresentou Indicação pedindo à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que encaminhe expediente ao gerente regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Maranhão, Marcelo Virgínio de Melo, solicitando, em regime de urgência, que sejam enviadas à Casa informações sobre quantos e quais são os municípios que compõem a microrregião geográfica da Baixada Maranhense.

 

Ao justificar a solicitação, Raimundo Cutrim afirmou ter recebido informações de que os municípios de Bacurituba e Cajapió não mais pertencerem a referida região. “Essa informação nos causou estranheza, uma vez que estes municípios tiveram autonomia política e encontram-se inseridos na Mesorregião Norte maranhense, dentro da Microrregião Litoral Ocidental maranhense”, frisou Raimundo Cutrim.

 

Abrangências

 

O município de Bacurituba teve sua autonomia política em 10 de novembro de 1994, abrangendo uma área de 75 km², limitando-se, ao norte, com os municípios de Alcântara e Bequimão; ao sul, com os municípios de Cajapió e São Vicente Ferrer; a leste, com o município de São Luís; e, a oeste, com os municípios de Peri-Mirim e São Bento.

 

Cajapió teve sua autonomia política em 10 de abril de 1924. O município possui uma população estimada de aproximadamente 10.876 habitantes e uma densidade demográfica de 11,66 habitantes/km², de acordo com o Censo do IBGE, em 2014.


Banner