Secretária-adjunta da Mulher destaca o trabalho realizado pelo Gedema

icone-whatsapp
Jacqueline Heluy/Agência Assembleia
10/03/2015 18h17

Secretária-adjunta da Mulher destaca o trabalho realizado pelo Gedema
Foto original

 

As ações realizadas pelo  Grupo de Esposas de Deputados (Gedema) foram elogiadas pela secretária-adjunta de Estado da Mulher, advogada Susan Lucena, durante o evento “Tributo ao Dia Internacional da Mulher”, realizado na manhã desta terça-feira (10), no auditório Fernando Falcão.  

 

Presidido pela ex-deputada Cleide Coutinho, o Gedema é a entidade responsável pela manutenção da Creche Escola Sementinha, que presta assistência pedagógica aos filhos e dependentes dos servidores e servidoras da Assembleia Legislativa. Segundo Susan Lucena, esta iniciativa é louvável porque a implementação de creches constitui-se em uma política pública de extrema importância para as mulheres trabalhadoras.  

 

A secretária citou o art. 7º, inciso XXV, da Constituição Federal, que  prevê a assistência gratuita aos filhos e dependentes dos trabalhadores urbanos e rurais desde o nascimento até cinco anos de idade em creches e pré-escola.     

 

“O fato de a Assembleia Legislativa e o Gedema possibilitarem que suas servidoras e servidores tenham à sua disposição uma creche constitui-se no atendimento de uma das principais demandas das mulheres ao poder público”, declarou Susan.

 

Susan Lucena disse ser nítida a preocupação do Gedema com a educação e destacou a atuação de Clarice Haickel, esposa do ex-deputado Nagib Haickel, e de outras esposas de deputados, que mediante a forte atuação do Gedema possibilitaram a existência da Creche Sementinha desde 1993.

 

Apesar das ações do Gedema, ela avaliou que é necessário avançar mais e que o avanço nas políticas públicas para as mulheres só se concretiza com a efetiva ação nos mais diversos órgãos e instituições.

 

Em sua fala durante as homenagens prestadas nesta terça, pelo Gedema, a secretária-adjunta destacou a necessidade da destinação de mais emendas parlamentares voltadas às políticas públicas para as mulheres. Segundo ela, “dos R$ 126 milhões em emendas parlamentares no ano de 2014, apenas o irrisório valor de R$ 45 mil foram destinados para as políticas voltadas às mulheres”.

 

Susan também lembrou que se configura ação importante a participação do Gedema no Programa +IDH do Governo do Estado, que atuará nas cidades com os piores índices de desenvolvimento humano do Maranhão por meio de ações sociais destinadas aos menos favorecidos na sociedade, dentre eles, parte das 54% de mulheres do estado.

 

Por fim, ela ressaltou que o Gedema é uma importante instituição e que por este motivo a Secretaria de Estado da Mulher conclama a entidade para ajudar a extirpar da sociedade a violência contra a mulher; lutar pelo fim da divisão sexual no trabalho e pela garantia do acesso à saúde integral da mulher com foco na retirada do Maranhão da posição de campeão de mulheres com câncer de mama e de colo de útero.


Banner