Secretário pede apoio do Legislativo na aprovação do PL de Acesso à Informação

icone-whatsapp
Jéssica Barros/ Agência Assembleia
16/03/2015 12h03

Secretário pede apoio do Legislativo na aprovação do PL de Acesso à Informação
Foto original

O presidente interino da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu na manhã desta segunda-feira (16), no gabinete da presidência, o secretário estadual de Transparência e Controle, Rodrigo Lago, que veio à Casa Legislativa, representando o governador Flávio Dino (PCdoB), pedir apoio na aprovação do Projeto de Lei de Acesso à Informação (LAI).

 

De acordo com Rodrigo Lago já existe uma lei no âmbito federal no sentido de permitir ao cidadão o acesso a gestão da coisa pública, a de nº 12.527, que vigora há três anos no Brasil.

 

“Essa lei assinada pela presidência da República vem trazendo resultados satisfatórios, mas no estado ela nunca foi regulamentada, inclusive, é objeto de medida judicial proposta no passado contra o governo interior. O governador Flávio Dino, então, encampou uma proposta da secretaria que viemos trazer hoje aqui, solicitando à Assembleia a urgência na deliberação porque o maranhão é um dos poucos que ainda não regulamentou no seu âmbito e já estamos há três anos devendo”, esclareceu Lago.

 

Na reunião, Othelino Neto disse que o Projeto, encaminhado pelo governador, recupera uma dívida que o Estado tinha com a sociedade em relação a transparência. “Esse projeto regulamenta e estabelece uns detalhes, inclusive, determinando que em cada secretaria tenha um setor de acesso a informação. Então, realmente vem de acordo  com o compromisso de campanha do governador Flávio Dino que ele reafirmou, após assumir o mandato, de que esse será um governo transparente e é isso que espera a sociedade maranhense”, explicou.

 

O deputado adiantou, ainda, que irá solicitar agilidade na tramitação do projeto nas Comissões responsáveis pela apreciação. “Essa é uma lei que interessa a todos os maranhenses, inclusive, o próprio poder executivo informando a sociedade e estabelecendo procedimentos oficiais e legais para que ele possa ser fiscalizado. Então, creio que é um projeto de lei que não terá polemica nenhuma dentro desta Casa e vou pedir às Comissões, por onde esse projeto de lei for passar, para que nós agilizemos a tramitação e o estado do maranhão possa resgatar essa divida que tem com a sociedade”, revelou.


Banner