"Secretário reconheceu avanços da gestão passada", diz Andrea Murad

Assecom Andrea Murad
18/03/2015 10h11

Titular da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, a deputada Andrea Murad (PMDB) participou da audiência pública com o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, que esclareceu os planos da sua gestão para o ano de 2015.

A deputada avaliou que o secretário reconheceu, por diversas vezes durante seus esclarecimentos na audiência, os avanços implementados pela gestão de Ricardo Murad. Disse, também, que com o argumento de priorizar a atenção básica, o secretário explicou que pretende usar a estrutura entregue e 'redesenhar a rede física' de assistência à saúde na intenção de conseguir recursos do governo federal.

“Esta ação vai demorar a ser colocada em prática e representa um verdadeiro desmonte do que foi criado pela gestão anterior”, avaliou a deputada Andrea Murad.

A deputada argumentou que estes são os planos futuros, mas que hoje a rede de saúde enfrenta graves problemas que precisam ser solucionados.

“Fiz graves denúncias e o secretário precisa revolver. Não se trata, apenas, de 'redesenhar' a estrutura dos hospitais municipais ou concentrar todos os esforços para a atenção básica, desmanchando todo um programa em execução. O governo precisa resolver os problemas que estão surgindo e que só toma conhecimento quando subimos à tribuna para denunciar”, declarou.

UNIDADES

Andrea Murad disse que mostrou dados, fotos, cobrou do secretário soluções e que ele garantiu, durante a audiência, que vai trabalhar para manter um atendimento de qualidade nas unidades do estado que a gestão passada deixou.

A deputada relatou vários problemas como a falta de medicamentos, materiais hospitalares, falta do leite especial, paralisação de diversos serviços como as cirurgias eletivas e atraso nos pagamentos de terceirizados.

Quanto à superlotação das UPAs, ela reivindicou o retorno de um atendimento de qualidade nas unidades que foram inauguradas há anos e que nunca sofreram tanto com lotação.

Andrea Murad ainda cobrou os motivos do repasse de R$ 9 Milhões para a média e alta complexidade em Caxias já que a prioridade do governo é outra.

O secretário de Saúde explicou os motivos dos problemas, porém, segundo a deputada, "dedicou boa parte das suas respostas ao seu projeto de atenção básica, de competência municipal, e que vão contra as ações práticas necessárias para momento".

“Na tentativa de explicar o repasse para Caxias, por exemplo, ele alegou que os recursos são para garantir uma 'barreira assistencial' na região e que será feito o mesmo em Timon, para evitar ida de pacientes para Teresina”, disse Andrea.

"Estamos diante de vários problemas de gestão, que provocam uma perda tamanha de eficiência da rede estadual, onde, o mínimo, era manter o que recebeu, garantindo o fluxo de rotatividade. Receber paciente, encaminhar, tratar e abrir novas vagas para pacientes. E isso não está acontecendo”, ressaltou Andrea.

Ainda segundo a parlamentar, “a atual gestão não consegue manter o funcionamento da rede, mas envia Fundo a Fundo para Caxias”.

SUPERLOTAÇÃO

“Na audiência, o próprio secretário reconheceu a superlotação nas UPAs e até no Hospital Carlos Macieira, confessou que está enfrentando dificuldades para manter o mesmo padrão, mas que vai tentar solucionar os problemas. E sobre as unidades de 20 leitos, Marcos Pacheco teve a infelicidade de declarar que muitas unidades são desnecessárias e que vai modificar o perfil de muitas delas, ou seja, desmanchar o que foi feito na saúde", disse a parlamentar”, destacou a deputada.

Andrea Murad elogiou a postura do secretário, ressaltando que, embora com pontos de vistas diferentes, “é importante saber que ele tem exata noção do avanço da saúde nos últimos cinco anos, ao contrário do governador e dos deputados do governo”.