Deputados repercutem presença do secretário de Saúde em audiência pública

icone-whatsapp
Nice Moraes/Agência Assembleia
18/03/2015 14h48

Deputados repercutem presença do secretário de Saúde em audiência pública
Foto original

 

 

Os deputados Stênio Rezende (PRTB), Andrea Murad (PMDB), Raimundo Cutrim (PCdoB), Carlinhos Florencio (PHS), Fernando Furtado e Marco Aurélio (PCdoB) repercutiram, na sessão desta quarta-feira (17), a visita do secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco, ao Legislativo estadual, na tarde de ontem. Durante a audiência pública, o secretário prestou esclarecimentos sobre o trabalho que vem desenvolvendo naquela pasta em todo o Maranhão.

 

Stênio Rezende, em nome dos membros da Comissão de Saúde, agradeceu a presença de todos os deputados que estiveram naquela audiência, conhecendo um pouco mais da Secretaria de Saúde e, principalmente, do planejamento da pasta para a população do Estado do Maranhão.

 

“Eu quero parabenizar, inicialmente, o governo do Estado, pois esta Casa sempre viu com muita dificuldade a liberação e a permissão para que os seus auxiliares se deslocassem até aqui para tirar dúvidas. Eu vi não só o governo deixar o secretário bastante à vontade, como já ouvi do governador Flávio Dino dizer que esta Casa tem autonomia e independência para decidir o que for melhor não só para a Assembleia, como para o Maranhão”, afirmou Stênio Rezende.

 

SITUAÇÃO GRAVE

 

O deputado Raimundo Cutrim voltou a enfatizar que a situação da saúde do Maranhão, hoje, é gravíssima e vai continuar sendo por vários governos devido a grande estrutura que foi montada sem a mínima condição de funcionamento.

 

 “Foi uma estrutura montada na gestão passada, exclusivamente, para o período eleitoral. O secretário ainda não teve condições de mudar toda estrutura que foi montada. Então, a saúde é gravíssima e não se resolve essa situação em 24 horas”, acentuou Raimundo Cutrim.  

 

O deputado Carlinhos Florencio parabenizou o presidente da Comissão de Saúde, Stênio Rezende, pela condução da audiência que, segundo ele, foi bastante proveitosa.  Ao elogiar os esclarecimentos feitos por Marcos Pacheco, ele afirmou que o secretário tem todas as boas intenções e um planejamento organizado para colocar em prática.

 

“Eu fiquei muito entusiasmado com as declarações do secretário; nós precisamos melhorar realmente a saúde no Estado e temos, também, que dar um voto de confiança ao governo, que mesmo com tão pouco tempo, já está agindo, principalmente, com planejamento”, argumentou Florêncio.

 

Fernando Furtado, ao elogiar as explanações feitas por Marcos Pacheco, disse que o secretário falou da saúde de uma forma bastante responsável quando defendeu que tem que ir até a base da saúde da família para evitar a migração das pessoas para determinados locais do Estado, até mesmo hospitais de alta complexidade, média e alta complexidade.

 

“O secretário está de parabéns. Ele falou com propriedade e deu uma aula para todos nós”, disse o deputado. 

 

O deputado Professor Marco Aurélio parabenizou a Secretaria de Saúde que “está rompendo desafios e se preparando para um novo momento na Saúde do Maranhão”.

 

CAOS NA SAÚDE

 

Já deputada Andrea Murad disse que, “embora o secretário Marcos Pacheco tenha a disponibilidade e vontade de fazer os esclarecimentos, ele não consegue ser convincente”.

 

“A gente percebe que nem o atual secretário tem total conhecimento dos problemas que a pasta da Saúde está enfrentando. Ele é um homem coerente; tem vontade de fazer com que as coisas deem certo, só que a política do Governo Flávio Dino é difícil, é rancorosa e a maioria dos integrantes da equipe da Saúde que ele queria deixar para ajudá-lo na condução da Secretaria, ele não pode deixar. E a saúde está virando esse caos que venho dizendo todos os dias daqui desta tribuna”, afirmou Andrea Murad.


Banner