Rafael Leitoa faz visitas às comunidades produtoras de Timon

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Rafael Leitoa
19/03/2015 10h30

Rafael Leitoa faz visitas às comunidades produtoras de Timon
Foto original

 

Durante pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (18), o deputado Rafael Leitoa (PDT) agradeceu a visita do secretário Estadual de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, ocorrida na última semana, em Timon.

 

Segundo o parlamentar, os locais visitados têm grande potencialidade comercial, o setor produtivo só precisa de incentivos do governo estadual. “As comunidades visitadas, produtoras de cajuína, possuem discrepâncias entre a plantação do caju e o aproveitamento na produção da bebida. Isso porque, na maioria das vezes, falta capacitação técnica e incentivos financeiros para as associações que plantam o caju e produzem seus derivados”, explicou.

 

A visita de Adelmo Soares, incentivada pelo deputado Rafael Leitoa, aconteceu também na Fazenda São Judas Tadeu, onde existe um projeto com sementes biofortificadas de feijão e milho.

 

O deputado contou que o secretário Adelmo foi conhecer essa tecnologia para ser levada a outras cidades do Maranhão. Na comunidade do Buritizinho, onde são produzidas frutas e hortaliças, Rafael informou que toda a produção é vendida para utilização na merenda escolar, tanto da rede municipal, quanto da rede estadual, através do  Programa Nacional de Alimentação EscolarPNAE.

 

Já na comunidade Mata Pasto, o parlamentar apresentou ao secretário Adelmo, o Programa Leite é Vida, criado na gestão do ex-prefeito Chico Leitoa, no início dos anos 2000. O Programa consiste em beneficiar cada família com três cabras matrizes e um bode reprodutor, incentivando uma pequena criação de caprinos para produção de leite e abate, combatendo de maneira simples a fome e a desnutrição.

 

Ao finalizar, Rafael Leitoa anunciou que encaminhará Indicação ao governador Flávio Dino (PCdoB), solicitando a inclusão do Programa Leite é Vida, no Programa estadual Mais IDH, que também visa combater a fome e a miséria no Maranhão.


Banner