Grupo de Esposas de Deputados comemora 38 anos de fundação

Jéssica Barros / Agência Assembleia
19/03/2015 10h38

Grupo de Esposas de Deputados comemora 38 anos de fundação

As Esposas de Deputados do Estado do Maranhão se reuniuram no fim da tarde desta quarta-feira (18), para uma retrospectiva da história do Grupo, fundado em 18 de março de 1977.

De maneira descontraída, com brincadeiras e dinâmicas comandadas pela vice-presidente Sandra Raquel, as esposas se apresentaram umas as outras e, ainda, conheceram os propósitos e ideais de cada presidente que já esteve à frente do Gedema nesses 38 anos de existência.

“É assim que a gente quer conviver nesses próximos quatro anos, pautadas na amizade, companheirismo, parceria e solidariedade, afinal de contas nós estamos aqui para ajudar quem precisa e pra isso, precisamos caminhar juntas”, explicou Sandra.

Na oportunidade, as integrantes discutiram também sobre decisões e mudanças na Creche Escola Sementinha, a continuidade do apoio à instituição Sol Nascente, além de novas ideias e projetos a serem desenvolvidos durante a nova gestão.

Entre os novos trabalhos está o Brechó Solidário, pensado para ajudar entidades de assistência social, associações, creches comunitárias, asilos e fundações, através da arrecadação de roupas, calçados, acessórios, brinquedos, objetos e eletrodomésticos.

“A ideia é que todo o valor arrecadado no projeto seja revestido em cestas básicas e donativos doados para instituições que no decorrer das reuniões iremos decidir quais serão”, esclareceu Silvana Tavares, secretária do Grupo.

Na reunião ficou decidido que a coleta das doações inicia dia 23 de março e vai até 24 de abril. Já a data para as vendas do que foi coletado ainda será definida.

HISTÓRIA

A primeira fase teve inicio em 18 de março de 1977, ano em que o grupo cresceu através de suas ações, conquistas e ideais em comum. Só em 1987 o Gedema tornou-se uma Instituição legalizada.

Terezinha Coelho Leal (esposa do deputado Raimundo Leal) atuou em 87 e com o apoio do grupo foram pensadas as primeiras ações. Com o proposito de continuar o legado e atuar socialmente com consciência do seu papel no mundo, outras pessoas ajudaram a escrever a história do Gedema no decorrer desses 38 anos:

1987 a 1989 – Maria Tereza Murad (esposa de dep. Ricardo Murad) traçou um plano de trabalho assistencial aos funcionários da Casa e reformulação do estatuto;

1991 a 1993 – Antônia Martins Braide (esposa do dep. Antônio Braide) reativou os encontros do Gedema;

1993 – Clarice Haickel (esposa do dep. Nagib Haickel) criou a Creche Sementinha, como uma Instituição recreativa.

1993 a 2003 – Ana Cristina (esposa do dep. Manoel Ribeiro) preservou as atividades propostas pela entidade, entre elas, a necessidade de atender as necessidades das crianças na Creche;

2003 a 2005 – Célia Milhomem ( esposa do dep. Tatá Milhomem) reestruturou a entidade e deu a Creche Sementinha um cunho pedagógico;

2005 a 2009 – Georgina dos Santos (esposa do dep. João Evangelista) criou o Programa Sol Nascente e fez a mudança do nome para Creche Escola Sementinha, ampliando o ensino de educação infantil para 1ª a 4ª série.

2009 a 2011 – Silvana Leal ( esposa do dep. Marcelo Tavares) sistematizou as ações sociais a partir do Gedema Solidário, ampliou as atividades do Programa Sol Nascente, desenvolveu o projeto Música na Escola e garantiu, junto ao Conselho Estadual de Educação, o reconhecimento da educação infantil e a autorização de funcionamento gradativo do ensino fundamental menor de 1º ao 5º ano da Sementinha;

2011 a 2015 – Valderês Melo (esposa do dep. Arnaldo Melo) implantou o arraial junino no calendário da Assembleia, ampliou no Programa Sol Nascente as mobilidades esportivas e solicitou ao CEE, o reconhecimento do ensino fundamental menor do 1º ao 5º ano;

2015 – Cleide Coutinho (esposa do dep. Humberto Coutinho) , atual presidente do Gedema está estruturando os diversos âmbitos de atuação da entidade, no intuito de aprimorar a qualidade dos serviços prestados.

PROJETO BRECHÓ SOLIDÁRIO

O Brechó Solidário é mais uma iniciativa do Gedema que, além de promover a economia solidária, visa auxiliar arrecadação de roupas, calçados, acessórios, brinquedos, objetos e eletrodomésticos, em bom estado de conservação.

Todo valor arrecadado no projeto será revestido em cestas básicas e donativos para entidades de assistência social, associações, creches comunitárias, asilos, fundações, dentre outros.

A realização do evento, que acontece de 23 de março a 24 de abril, tem como objetivo sensibilizar o impacto social e reflexível ao ponto de mobilizar parlamentares e funcionários da Assembleia Legislativa, bem como, a classe empresarial local e a sociedade civil, sobre a importância da economia solidária, a fim de converter a renda obtida em projetos sociais.