Othelino Neto prestigia abertura da Semana Estadual de Preservação das Águas Doces

Agência Assembleia
19/03/2015 11h32

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou na tarde desta quarta-feira (18), da IX Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces, promovido pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.

O evento tem como objetivo promover no Estado políticas públicas ambientais eficazes para resolver a escassez da água, problema que atinge diariamente centenas de maranhenses.

Na oportunidade, Othelino falou sobre a importância das discussões entre parceiros que têm o interesse em comum de preservar a água do planeta.  “É muito importante a Caema trazer esse tema, afinal de contas, um dos grandes problemas que nós temos hoje na humanidade é a falta d’água. E são esses impactos ambientais muito fortes que têm provocado esses problemas de indisponibilidade hídrica no mundo, no Brasil e em particular, no nordeste”, avaliou.

Ambientalistas, representantes da Prefeitura de São Luís, de Universidades e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) também estiveram presentes no lançamento da programação, que vai até o dia 20 de março e incluem debates sobre as potencialidades e desafios para preservação das águas doces.

Na ocasião, a Caema lançou, ainda, um programa que pretende diminuir a perda de água durante todo o processo de abastecimento da população e incentivar o uso racional da água tratada.

Dani Telles, diretor-presidente da Caema citou algumas das diversas atividades que a Companhia precisa desenvolver de curto, longo e médio prazo para diminuir o problema da falta d’água.

“Nós temos 131 mil hidrômetros que serão instalados em São Luís, nós temos um déficit de hidrometração muito grande no Estado. De 570 mil ligações, nós temos só 150 mil hidrometrados. Então, esse é um primeiro grande passo, mas temos diversos outros como fazer pitometria, verificação de vazamentos e pressão na rede, trocar nossa rede de distribuição naquilo que podemos considerar como ponto de estrangulamento, onde tem mais vazamento e melhorar nosso cadastro comercial que está bastante inadequado”, esclareceu Telles.