Assembleia presta homenagem ao jovem empreendedor em sessão solene

Waldemar Ter/Agência Assembleia
26/03/2015 14h46

Assembleia presta homenagem ao jovem empreendedor em sessão solene

Em sessão solene realizada nesta quinta-feira (26), proposta pelo deputado Eduardo Braide (PMN), a Assembleia Legislativa fez uma homenagem aos jovens empreendedores do Maranhão. A homenagem, de acordo com Braide, foi por conta da Semana Estadual do Jovem Empreendedor no Estado.

Participaram da sessão, por exemplo, Cláudio Gomes, presidente da Associação do Jovem Empresário do Maranhão; Tati Lima, secretária de Informação e Tecnologia, representando o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; Jônatas Almada, secretário ajunto da Ciência e Tecnologia do Estado, representando o Governo do Estado; Felipe Mussalem, presidente do Conselho Jovem Empresário da Associação Comercial do Maranhão (ACM); Fábio Ribeiro, presidente da Câmara dos Lojistas de São Luís; e vários deputados e outras autoridades.

Inicialmente presidida pela deputada Francisca Primo (PT), depois coube a Eduardo Braide a condução dos trabalhos. Braide também falou em nome dos parlamentares presentes e explicou o motivo de haver solicitado a realização da homenagem.

De acordo com o deputado, a sessão serviu para ouvir sobre as experiências e ações que foram tomadas ao longo dos anos pelos jovens empreendedores maranhenses.

O próprio Eduardo Braide citou algumas das ações feitas pela Associação dos Jovens Empreendedores, a exemplo da Semana do Jovem Empreendedor e o Dia Nacional de Respeito ao Consumir, cujo tema o Senado aprovou projeto de lei trata de pagamento de ICMS de alíquota única, de três por cento, para micro e pequenas empresas. Braide pediu o apoio na Câmara Federal para a proposta.

Eduardo Braide parabenizou a entidade pela forte atuação no Maranhão e pediu que “o Governo do Estado e as prefeituras possam contribuir ainda mais com as ações da Associação, fortalecendo o jovem empreendedorismo, não só nas empresas, mas nas escolas públicas e privadas, na saúde e na educação”.

EXEMPLOS

Cláudio Gomes, presidente da Associação do Jovem Empresário do Maranhão, continuou a citar exemplos de ações que foram desenvolvidas pela entidade, como o Feirão do Imposto; plenária do jovem empresário, ação social, conselho social feminino, a edição da revista Jovem Empreendedor, o Mutirão do Empreendedor e o projeto Minha Primeira Empresa.

Ele explicou que o papel da Associação, ao longo de 11 anos de fundação, tem sido incentivar novas ações e participação nos órgãos públicos e em outros poderes, além de na própria iniciativa privada.

Foi exibido vídeo sobre a Associação dos Jovens Empresários do Maranhão e as ações que realizou. Cláudio Gomes garantiu que a entidade cresceu no Estado mais do que outras ao propiciar a união entre jovens empresários para empreender e por isso tornou-se referência nacional em empreendedorismo. Gomes destacou a iniciativa de Eduardo Braide de permitir que a Assembleia Legislativa debatesse o papel do empreendedor jovem.