Eduardo Braide pede prioridade para o município de Belágua no programa Mais IDH

Nice Moraes/Agência Assembleia
31/03/2015 12h53

Eduardo Braide pede prioridade para o município de Belágua no programa Mais IDH

O deputado Eduardo Braide (PMN), em pronunciamento na sessão desta terça-feira (31), fez um apelo ao governador Flávio Dino e ao secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Chico Gonçalves, para que, em regime de urgência, priorize o município de Belágua na linha de implantação dos comitês municipais que fazem parte do programa ‘Mais IDH’.

O município de Belágua - considerado o mais pobre do país - foi amplamente divulgado a nível nacional pela TV Record, na semana passada. A reportagem mostrou a pobreza instalada no município. Por este motivo Eduardo Braide fez um apelo para que Belágua seja incluído urgentemente no ‘Mais IDH’.

“Eu acho que o município de Belágua tem que ser visto de forma mais emergencial, tendo em vista ser considerado o município mais pobre do Brasil. No meu entendimento, essa será a resposta que o governo do Estado dará para todo o Brasil ao demonstrar a prioridade, mesmo dentro dos 30 municípios que foram elencados pelo governador Flávio Dino”, acentuou Eduardo Braide.

Comitês

Os comitês - que são formados por representantes do Executivo, do Legislativo e da sociedade civil organizada - objetivam fazer o acompanhamento dos planos de ação do programa Mais IDH, criado pelo governo Flávio Dino que visa elevar o índice de desenvolvimento humano nos 30 municípios mais pobres do Estado.

Ao finalizar, Eduardo Braide afirmou que o comitê municipal dará possibilidade à população de Belágua dizer ao governo como quer que os recursos estaduais sejam investidos naquele município para que possam ser retirados da atual situação de pobreza.

Braide disse ter certeza que contará com a sensibilidade do secretário Chico Gonçalves para que o município de Belágua seja incluído o mais rápido possível no programa Mais IDH.