Sessão especial celebra aniversário dos 70 anos da independência do Vietnã

icone-whatsapp
Agência Assembleia
14/04/2015 17h21

Sessão especial celebra aniversário dos 70 anos da independência do Vietnã
Foto original

 

 

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta terça-feira (14), sessão especial comemorativa do aniversário de 70 anos da Independência do Vietnã, que teve a presença do embaixador daquele país, Nguyen Van Kien; do secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares; e do secretário de Estado da Articulação Política e presidente do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry.

 

A solenidade, presidida pelo deputado Humberto Coutinho (PDT), foi iniciada com a execução do Hino Nacional da República Socialista do Vietnã. O autor do requerimento, deputado Othelino Neto (PCdoB), fez uso da palavra, explicando que tomou a iniciativa de propor a sessão especial, também como forma de promover celebração dos 40 anos do fim da guerra do Vietnã.

 

“Esta Casa vive hoje este momento especial de celebração da importância de um povo que, de forma corajosa e heroica, luta por sua sobrevivência em uma das áreas mais importantes da Ásia, na fronteira com a China”, afirmou Othelino Neto. Ele frisou também a importância do estreitamento das relações diplomáticas e econômicas do Brasil com o Vietnã.

 

Ainda no seu discurso, Othelino afirmou que “assim como o Vietnã venceu uma guerra contra os Estados Unidos, o PC do B venceu a guerra política no Maranhão contra um grupo dominante”. Completou chamando a atenção para a questão das conquistas comunistas e, destacou o espírito de luta dos vietnamitas.

 

“Foi aqui no Maranhão que foi eleito o primeiro governador comunista da história do Brasil. Encontramos um Estado pobre, com os piores indicadores do país. Não precisamos usar armas, mas nós tivemos adversários e oponentes fortes e arrogantes, e conseguimos derrotar essa oligarquia que até hoje não se conformou com a perda do poder. E, na história real Vietnã sabemos que seu povo foi um povo herói, de muita coragem, por conhecer bem o seu território, aplicando táticas de guerrilha para se defender utilizando como ferramenta subjetiva, o amor a sua terra e seu povo, e como objetiva soube se preparar para combater e forçar a saída dos invasores”, analisou

 

O secretário de Articulação Política e presidente do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry, fez uma abordagem sobre o legado das lutas emancipatórias do Vietnã, frisando o exemplo de luta dado por este povo asiático para todo o resto do mundo. “Com esta homenagem ao Vietnã, celebramos valores como a defesa da igualdade das pessoas, a fraternidade e a cooperação entre os povos”, discursou Márcio Jerry.

 

A sessão especial teve também a presença do conselheiro comercial do Vietnã, PhamBaUong; do secretário do embaixador do Vietnã, Le Tung Son; e da secretária municipal de Informática e Tecnologia, Tati Lima, na condição de representante do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

 

Ao fazer uso da palavra, o embaixador do Vietnã, Nguyen Van Kien, afirmou que há 26 anos existe uma relação de cooperação entre o seu país e o Brasil. “O Brasil é o maior parceiro comercial na América Latina. Temos a intenção de continuar com essa parceria e o Maranhão está inserido nessa nova rodada de negócios. Iremos implantar essa cooperação o mais breve possível”, afirmou.

 

Ao final da solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho, também enalteceu o aniversário da independência do país asiático, destacando a projeção internacional do Vietnã, buscando ser um país cada vez mais industrializado e moderno e que preserve o seu patriótico legado histórico com profundidade. A cerimônia foi encerrada com a execução do Hino Nacional do Brasil.


Banner