Alunos da Sementinha têm encontro com escritor infantil maranhense

Ribamar Santana/Agência Assembleia
17/04/2015 14h59 - Atualizado em 31/08/2015 12h03

Alunos da Sementinha têm encontro com escritor infantil maranhense

Alunos da creche Sementinha, da Assembleia Legislativa, realizaram, na manhã desta sexta-feira (17), no auditório da escola, um bate papo com o escritor maranhense de livros infantis, o caxiense Wilson Marques de Oliveira, 52 anos, que também é jornalista e publicitário. A iniciativa marcou a comemoração do Dia Nacional do Livro, comemorado amanhã (18), e teve como objetivo estimular o hábito de leitura dos alunos.

“Fiquei muito surpreso com a iniciativa e honrado com o convite. Não é comum, no âmbito das escolas públicas, iniciativas felizes como essa. Meus livros são mais conhecidos e divulgados nas escolas da rede particular. Agradeço imensamente à Direção da Creche por me oferecer essa oportunidade de me encontrar com meu público leitor”, afirmou Wilson Marques.

Os alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental estavam ansiosos para conhecer Wilson Marques que lhe foi apresentado pela professora Mara da Conceição Santos Alves, que é bibliotecária e trabalha a disciplina de Leitura com a gurizada. “Adoto os livros desse maranhense porque são livros muito bons que, por intermédio da linguagem lúdica, ensina a história da nossa cidade de uma maneira muito leve e que desperta o interesse das crianças”, comentou.

No bate papo com Wilson, que transcorreu de forma muito interativa e informal, a criançada lançou uma saraivada de perguntas ao escritor. Wilson foi indagado sobre quem o inspira para escrever, quando começou, se gosta de ler, quem o incentivou, qual livro de que mais gostou dos que já escreveu e se a lenda de Ana Jansen é real. Wilson respondeu a todas as perguntas pausadamente.

AVALIAÇÃO

Cláudio Lucas, 9 anos, aluno do 4º ano disse que gostou de conhecer Wilson Marque e que o achou muito legal. “A professora falou sobre ele pra gente e a gente perguntou se ele existia e se existisse a gente queria conhecê-lo. E foi legal. Gostou muito do livro dele a Serpente Encantada”, assinalou.

Já Eva Maria Martins de Almeida, 8 anos, aluna do 3º ano falou que gostou muito porque ele respondeu as perguntas e é uma pessoa muito legal. “Gosto dos livros dele que a gente lê aqui na escola. Gostei dos livros A Menina Levada e a Serpente Encantada”, revelou. Cláudio Lucas, 9 anos, aluno do 4º ano, afirmou que gostou de conhecer Wilson Marques. “Ele igualzinho a foto que a professora mostrou pra gente. Achei o bate papo bom”.

A Diretora da Creche Sementinha, Bruna Abreu, que é pedagoga, disse que a iniciativa foi muito feliz, válida e serviu como um grande estimulador do hábito de leitura e, sobretudo, de valorização dos autores maranhenses. “Ficamos muito agradecidos ao Wilson Marques, que prontamente atendeu nosso convite, e tem um jeito muito próprio de lidar com a criançada”, afirmou.

O AUTOR

Wilson Marques já tem 18 livros publicados. Começou a escrever livros infantis, na década de 80, incentivado por amigos e com a intenção de compartilhar com a criançada as estórias contadas por meus familiares, quando eu era criança. “Achei que poderia levar um pouco da história da cidade para as crianças e, ao mesmo tempo, estimulá-las a ler”, explicou.

O escritor caxiense disse que dos livros já publicados o de maior aceitação é “Quem Medo de Ana Jansen”, várias vezes reeditado. “Meus livros têm uma aceitação grande nas escolas particulares e muito pouco nas escolas da rede pública”, ressaltou.

Segundo Wilson Marques, está sendo lançado agora, graças ao apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por intermédio das Centrais Elétricas do Maranhão (Cemar), a coleção “Passeios Pela História e Cultura do Maranhão”, que reúne seis livros: Uma Aventura Pela Cidade dos Azulejos, Uma Aventura em Noite de São João, Quem Medo de Ana Jansen, oO Segredo da Serpente Encantada, A Revolta de Beckman e nos Tempos de Pombal e A Invasão Francesa e a Fundação de São Lu´s.