Câmara Federal debate na Assembleia o cancelamento da Refinaria Premium

Marcelo Vieira/Agência Assembleia
17/04/2015 16h36

Câmara Federal debate na Assembleia o cancelamento da Refinaria Premium

A Assembleia Legislativa sediou na manhã desta sexta-feira (17), no Plenárinho, o “Debate Sobre os Motivos que Levaram ao Cancelamento da Construção da Refinaria Premium I e os Efeitos Socioeconômicos”.

O evento, que contou com a participação dos deputados estaduais, autoridades e representantes da sociedade civil, fez parte da agenda da Comissão Externa da Câmara Federal, formada pelas bancadas do Maranhão e do Ceará, que apura o cancelamento das Refinarias da Petrobras Premium I e II, no Maranhão e Ceará, respectivamente.

Após o debate, que terminou por volta das 12h30, os deputados foram recebidos pelo governador Flávio Dino (PCdoB)  no Palácio dos Leões e em seguida foram ao município de Bacabeira para avaliar, in loco, os impactos da suspensão do empreendimento.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), abriu o evento saudando todos os membros da comissão e reafirmou o compromisso incondicional do Legislativo Maranhense na luta pela construção da Refinaria Premium I e também se colocou à disposição dos colegas cearenses que igualmente lutam pela construção da Primum II.

“O Maranhão é uma vítima. Sonhamos com essa refinaria e a parada repentina desse empreendimento para o qual a Petrobras anunciou investimentos da ordem de R$ 40 bilhões acabou com os sonhos dos maranhenses. Essa CPI da Petrobras chega em boa hora e queremos saber até onde chega essa investigação para sabermos o que realmente aconteceu”, finalizou.

A presidente da comissão externa, deputada federal Eliziane Gama (PPS), destacou o trabalho feito pela CPI da Petrobras, da qual é membro, e ressaltou o empenho das bancadas do Maranhão e do Ceará. Segundo ela, a comissão já recebeu mais de 100 representações no decorrer desses dias.

No Maranhão, o objetivo da Comissão é debater esses motivos que levaram o cancelamento do empreendimento, visitar in loco para ouvir a população e colher as informações necessárias que farão parte de um relatório da comissão externa que em conjunto com a CPI, será encaminhado ao Ministério Público Federal, Justiça Federal e Órgãos competentes.

O presidente da Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Max Barros, afirmou que não se pode pensar em compensação e sim buscar todos os meios para que A construção da Refinaria Premium I, seja retomada. Os demais deputados e autoridades presentes tem o mesmo pensamento e reforçaram o empenho de cada um, deixando de lado o partidarismo.

O senador Roberto Rocha (PSB) chamou a atenção para a necessidade de o Congresso elaborar Leis que evitem que casos como esse da Refinaria Premium se repitam.