Lançada revista especial em homenagem aos 180 anos da Assembleia

Agência Assembleia
04/05/2015 18h36

Lançada revista especial em homenagem aos 180 anos da Assembleia

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão lançou, nesta segunda-feira (4), a edição especial da revista comemorativa pelos 180 anos de história do Parlamento Estadual maranhense.  Com uma tiragem de cinco mil exemplares, a revista será distribuída a todos os gabinetes de deputados estaduais, federais e senadores, prefeituras municipais, Secretarias de Estado e órgãos públicos.

Editada pela Diretoria de Comunicação da ALEMA, a revista foi elogiada pelos parlamentares e ganhou destaque na sessão plenária.  Em discurso na tribuna, o deputado Stênio Rezende parabenizou a Mesa Diretora e o presidente Humberto Coutinho (PDT). “Sem dúvida alguma uma revista de alto nível, muito bonita e com rico conteúdo”, declarou o parlamentar.

A revista especial dos 180 anos da Assembleia Legislativa é um documento que ficará para a história. Em suas páginas se misturam o passado e o presente, sempre sob a ótica de quem conhece o Parlamento Estadual maranhense em todas as suas nuances.

A concepção editorial e o layout trazem como elementos principais o estado do Maranhão, representado pela sua bandeira e o seu povo. “Nós tivemos a preocupação em inserir no conteúdo editorial da revista informações sobre a história da Assembleia Legislativa não apenas com relatos dos nossos historiadores, mas, também, com a visão de quem integrou e ainda integra o parlamento maranhense”, declarou o diretor de Comunicação da Assembleia, Carlos Alberto Ferreira.

A revista traz em sua primeira página a mensagem do presidente Humberto Coutinho (PDT) “Assembleia é o retrato fiel do nosso povo”, no qual o deputado destaca os fatos históricos que marcaram o Parlamento Estadual maranhense desde a sua instalação, em 1835.

“Ao completar 180 anos de existência, a Assembleia Legislativa do Maranhão é viva, vibrante, atuante e livre. Sua história secular demonstra que ela tem sido o esteio da democracia, como é dever de todos os parlamentares”,  afirmou Humberto Coutinho.

GOVERNADOR

O discurso histórico do governador Flávio Dino saudando a Assembleia Legislativa  durante a solenidade em homenagem aos seus 180 anos,  é um dos fatos importantes que pontuam na edição lançada nesta segunda-feira. Outro grande destaque editorial é a matéria que mostra de que forma a sociedade maranhense, representada por diversos segmentos, enxerga a Assembleia Legislativa e o que espera das suas ações.

Palácio Manuel Beckman. Todos conhecem o nome da sede da Assembleia Legislativa do Maranhão, mas poucos sabem quem foi ele e qual a importância desta personalidade histórica que deu nome à sede do Parlamento Estadual maranhense. A revista especial dos 180 anos também contempla um espaço dedicado ao patrono do Legislativo Estadual, autor da célebre frase “Pelo povo do Maranhão, morro feliz”.

Depoimentos de deputados e ex-deputados sobre a atuação da Assembleia Legislativa, a presença das mulheres no parlamento, um espaço dedicado à Creche Escola Sementinha e entrevista com a presidente do Gedema, dra. Cleide Coutinho, também são fatos que pontuam com destaque na revista dos 180 anos da Assembleia Legislativa e colaboram para que esta edição tenha conquistado o seu espaço  histórico nos anais da Casa Legislativa.