Roberto Costa volta a condenar privatização do SAAE em Bacabal

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Roberto Costa
06/05/2015 09h39

Roberto Costa volta a condenar privatização do SAAE em Bacabal
Foto original

 

 

O deputado Roberto Costa (PMDB) voltou a falar sobre a privatização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em Bacabal e, mais uma vez, listou todos os motivos pelos quais se mantém contrário à concessão.

 

O posicionamento do deputado foi exposto em aparte durante a fala do deputado Rafael Leitoa (PDT) na sessão desta terça-feira (5). Leitoa falava da assinatura da ordem de serviço da concessão plena de água e esgoto no município de Timon.

 

Costa reforçou que a terceirização desse tipo de serviço é, atualmente, uma das discussões mais importantes no Maranhão. Sobre Bacabal, o parlamentar disse que falta transparência por parte da prefeitura para tratar do assunto e enumerou a perspectiva de reajuste nos valores das contas como fator que prejudicará toda a população, sobretudo a mais carente.

 

“Em todos os lugares aonde a privatização do serviço chegou, as contas de água ficaram mais caras, mexendo no bolso dos consumidores e comprometendo a população da zona rural que, geralmente, é isenta desse pagamento. Cada município tem suas particularidades, mas a falta de transparência com que o assunto vem sendo tratado em Bacabal e a expectativa de aumento dos valores mostram a inviabilidade dessa privatização para o município”, enfatizou.

 

Roberto Costa relembrou que é comum a empresa ganhadora da concessão prometer investimentos milionários na rede de água e esgoto, mas que esses investimentos acabam sendo repassados ao consumidor com a cobrança de contas mais caras.

 

Segundo o parlamentar, em algumas localidades a privatização trouxe a inclusão da cobrança de novas taxas para as contas de água da população, em alguns casos os reajustes chegaram a 300%.


Banner