Comissão vai debater sobre a situação dos aeroportos no interior do Estado

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Adriano Sarney
06/05/2015 16h20

 Comissão vai debater sobre a situação dos aeroportos no interior do Estado
Foto original

 

 

A Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adriano Sarney (PV), durante reunião nesta quarta-feira (5), deliberou para a próxima semana um encontro técnico para discutir a realidade dos aeroportos no interior do Estado que se encontram abandonados e sucateados.

 

De acordo com o presidente Adriano Sarney, a Comissão deve, ainda este mês, fazer uma visita ao aeroporto de Timon para ver in loco essa situação. A medida foi aprovada pelos deputados Júnior Verde (PRB) e Rafael Leitoa (PDT), membros da Comissão.

 

A ideia de debater sobre os aeroportos surgiu por iniciativa dos deputados pelo fato do Maranhão perder programas federais que incentivam a mobilidade no transporte aeroviário, a exemplo do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA), cujo credenciamento está condicionado à realização de um estudo para implantação de um Plano Aeroviário do Estado.

 

A Secretaria Nacional da Aviação Civil, órgão do Governo Federal, anunciou este ano que investirá R$ 2 bilhões na construção ou reforma de 80 aeroportos regionais em oito estados, sendo 11 no Maranhão (Bacabal, Barra do Corda, Carolina, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, Balsas, São João dos Patos e Governador Nunes Freire) a serem contemplados no Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional.

 

“Trata-­se de um importante programa que vai integrar o país e o Maranhão, além de movimentar a economia dessas localidades”, disse o deputado Adriano.

 

MAIS EMPRESAS

 

O deputado Adriano também lamentou a impossibilidade de discussão da Medida Provisória nº 200 que institui o Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica do Estado do Maranhão - MAIS EMPRESAS.


“É lamentável que um tema tão importante que deveria ser discutido pela Comissão de Assuntos Econômicos e pela sociedade civil organizada seja votado sem uma discussão ampla, inclusive por revogar o Programa de Incentivo às Atividades Industriais e Tecnológicas no Estado do Maranhão (PROMARANHÃO)”, enfatizou Adriano. 


Banner