Comissão de Obras visita obras inacabadas em Timon e reúne com vereadores

Marcelo Vieira / Agência Assembleia
08/05/2015 09h25

Comissão de Obras visita obras inacabadas em Timon e reúne com vereadores

A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa cumpriu nesta quinta-feira (7), uma extensa agenda no munícipio de Timon, com visitas in loco à obras inacabadas e a realização de uma Audiência Pública. Logo cedo, os deputados se reuniram com o prefeito Luciano Leitoa, que relatou problemas com essas obras, conveniadas com o governo do Estado, a maioria delas em 2013 e 2014.

Na parte da manhã os membros da Comissão, acompanhados de vereadores do município, vistoriaram seis dessas obras inacabadas, algumas delas já paralisadas. A primeira parada foi a cadeia pública de Timon, que teve as obras suspensas no dia 15 de abril deste ano. Em seguida foi a vez do Batalhão da PM, onde as obras de ampliação e reforma caminham a passos lentos, segundo constatação dos deputados. Depois foi a o Hospital Alarico Nunes Pacheco, o CREAS, CAIC e por fim o SECTEC-MA.

O deputado Rafael Leitoa (PDT), que solicitou a visita da Comissão,  chamou a atenção para as obras de ampliação e reforma do Hospital Alarico Pacheco, que se encontram bastante atrasadas e a construção da cadeia pública de Timon, que está totalmente paralisada.

"O prazo para a entrega do Hospital está se encerrando e a obra infelizmente está muito longe de ser concluída, haja vista que as empresas contratadas não entregaram os projetos a tempo, precisamos com urgência garantir a retomada e a conclusão dessa importante obra para  a população de Timon", acentuou Leitoa.

No caso do presídio, o deputado disse que se trata de uma caso mais complexo. A obra foi paralisada no dia 15 de abril por determinação da SEJAP. A Techmaster Engenharia, responsável pela obra, teve o contrato vencido em fevereiro deste ano. Além da paralização, a SEJAP solicitou a empresa responsável que apresente a relação dos serviços realizados a fim de serem submetidos à apuração.

O deputado Alexandre Almeida (PTN), apesar de não fazer parte da Comissão, fez questão de acompanhar os trabalhos. Ele destacou sua participação direta para conseguir levar essas obras para Timon e lamentou o atraso nas obras, mas garantiu que continuará lutando para que as obras sejam concluídas. Também reconheceu a iniciativa do deputado Rafael Leitoa  de levar a Comissão à Timon com o objetivo de buscar soluções para esse problema.

De todas as obras, a que se encontra em situação mais avançada é o SETEC-MA. Iniciada ainda no governo Jackson Lago, a obra foi retomada e deverá ser entregue no mês de agosto.

O líder do governo na Assembleia, deputado Rogério Cafeteira (PSC), acredita que as obras em atraso, como no caso do hospital e a paralização do presídio, estejam ligadas a possíveis irregularidades constatadas pelo BNDES. Segundo ele, a Comissão deverá encontrar as causas e corrigi-las para que as obras voltem a ser executadas.

"Essas obras precisam serem entregues à população de Timon, nosso dever como parlamentares é garantir isso. Com a ampliação o  Hospital Olarico  Nunes Pacheco pode atender com mais qualidade um número maior de pacientes, já o Centro de Detenção Provisório contribui para o desafogamento das delegacias e ainda segurança à população", disse o deputado Fábio Macedo.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Após as visitas, a Comissão realizou Audiência Pública na Câmara Municipal,  com a participação de todos os vereadores, secretários municipais, e membros da sociedade civil organizada.

Durante a Audiência, os participantes levantaram outros problemas a serem cobrados pelos deputados, como a recuperação da MA-040, a manutenção da Ponte da Amizade, a construção do Viva, a implantação da Junta Comercial e cobraram ainda, os Kms de pavimentação asfáltica conseguido pelos vereadores no governo Roseana, mas que foram entregues apenas três. Em setembro, o governo suspendeu as obras de pavimentação. Os vereadores querem saber agora onde foram parar o restante do asfalto ou o que o governo anterior fez com esse dinheiro.

O presidente da Comissão, deputado Vinicius Louro (PR), fez uma avaliação positiva da visita. "O objetivo da vinda da Comissão aqui em Timom foi encontrar uma solução para esse problema. Vamos marcar audiências com o BNDES com a FUNASA, e a partir da Audiência Pública e das vistorias realizadas hoje, vamos produzir um relatório que será entregue ao governador Flávio Dino. Apesar das obras estarem paralisadas e atrasadas em gestões passadas, agora ele é o governador e temos certeza que ele irá apresentar uma solução para a população de Timon".

A visita da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa  contou com a presença dos deputados Vinicius Louro, Rafael Leitoa, Edilázio Júnior (PV), Rogério Cafeteira, Alexandre Almeida, Hemetério Weba (PV), do presidente da Câmara Municipal, vereador Uilma Rezende e demais vereadores da cidade, além de representantes da sociedade civil organizada.