Carta aberta do deputado Professor Marco Aurélio aos maranhenses

Deputado Professor Marco Aurélio
11/05/2015 12h33

“Neste dia 11 de maio, estamos completando 100 dias no mandato de deputado estadual do Maranhão.  Agradeço a Deus e a todos os amigos e amigas que nos deram essa possibilidade de estar buscando melhorar o nosso estado e focar na melhoria de nossa região Tocantina.

Primeiramente, destaco a importância desse mandato. Tenho me dedicado incansavelmente na construção de um trabalho que não venha decepcionar a confiança que nos foi depositada.  E isso não nos permite vaidades, arrogância nem distanciamento do Povo.

A presença tem sido mais que uma regra. É uma obstinação. Dessa forma, é uma questão existencial eu estar próximo de quem me deu a oportunidade de ser seu representante.  Imperatriz e a região Tocantina são minhas bandeiras. Toda semana estou em nossa região trabalhando, prestando contas, recebendo novos desafios, vivendo a rotina de nossa cidade e de nossa região.  Rotina... Não quero ser visto como um visitante.  Recebo a todos que me procuram, dando a atenção necessária.  Atendo, dentro de minhas possibilidades e quando não posso resolver não me falta a palavra sincera, porém,  sempre com ternura.

No parlamento, identifiquei-me logo na chegada.  A experiência adquirida nos dois anos em que estive como vereador de Imperatriz me trouxe condições de já chegar com conhecimento de causa e com condições de defender bem o nosso Povo. Tenho pautado a rotina de Imperatriz e de nossa região na Assembleia Legislativa.  E o mais importante: Não só falado.  Minha experiência como parlamentar tem me ensinado que não adianta só fazer um discurso sobre um tema ou apresentar uma proposição, seja ela "indicação", "requerimento" ou qualquer proposição.  E é por isso que a nossa condição de sintonia com o governo tem nos dado uma possibilidade diferenciada de fazer. Vivo a rotina de dedicação em todas as secretarias do Governo.  Levo demandas no cotidiano.  E se existir algo que prezo é pelo bom relacionamento.  A política requer isso.

Assim, nas secretarias estaduais de Infraestrutura, Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Segurança Pública, Casa Civil, Articulação Política, Agricultura, Agricultura Familiar, Indústria e Comércio, Turismo e tantas outras secretarias, tenho rotina e relacionamento com os membros devido a essa busca. E tenho sido respeitado por só levar demandas coletivas.

Temos conseguido posições que têm agregado mais força à nossa representatividade.  Ao chegar à Assembleia, fui convidado pelo Governador Flávio Dino a ser o vice-líder do governo e por consenso entre os deputados, fui eleito o presidente da principal comissão técnica da casa, a Comissão de Constituição e Justiça, CCJ. Funções essas que nos dão mais condições de estarmos bem posicionados no processo legislativo e fortalecendo as causas que defendemos.

Temos focado o nosso mandato prioritariamente na Educação.  É nossa causa maior. E nesses 100 dias de mandato, já conseguimos encaminhar um convênio de 1 milhão de reais para a UEMA em Imperatriz,  reforma de 4 escolas na região, a construção da escola de Ensino médio na região do Parque Alvorada em Imperatriz. No SALIMP (Salão do Livro de Imperatriz) desse ano, também teremos a novidade do Vale - livro,  onde estamos lutando para garantir que 5000 crianças da rede municipal sejam contempladas com o vale de 20 reais.  Também temos garantido avançar em políticas públicas para juventude.  Estamos conseguindo um ginásio de dimensões oficiais no grande Bacuri em Imperatriz. Além de outras conquistas e todas essas obras deverão ser executadas no decorrer deste ano.

Todas essas conquistas, só têm sido possíveis pela fé maior, pela força de cada amigo e amiga que nos trouxe até aqui e pela sintonia com o governo do estado. Tenho claramente marcado minhas posições e acredito que o governo Flávio Dino está fazendo as transformações necessárias para o nosso Estado. Tenho acompanhado sua determinação.

Tenho recebido vários prefeitos e lideranças de cidades de outras regiões, solicitando apoio. Tenho dito incisivamente que no que precisarem de minha atuação,  minha voz, minha defesa e articulação para suas cidades, estou à disposição,  mas as emendas às quais eu tenho direito de destinar, que são R$ 3.150.000,00 ( Três milhões,  cento e cinquenta mil reais) por ano,  essas são um compromisso vedado,  exclusivo para a minha região Tocantina.  Só estou nesse mandato devido à minha região.

Aqui estamos, tendo concluído os primeiros 100 dias de mandato. Sem perder a essência que nos trouxe, preservando os mesmos valores que 30.900 pessoas avaliaram em nós.

Preciso da força de cada amigo e amiga para continuar essa jornada.  Tenho certeza que posso dizer: "Até aqui o Senhor nos ajudou"."