Graça Paz alerta para o Mal de Alzheimer e convida para palestra

Nice Moraes/Agência Assembleia
13/05/2015 15h52

Graça Paz alerta para o Mal de Alzheimer e convida para palestra

A deputada Graça Paz (PSL) registrou, na sessão desta quarta-feira (13), a realização de uma palestra sobre o Mal de Alzheimer que será realizada nesta quinta, às 9hs, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

O evento contará com as presenças da palestrante Claudia Rego, que é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Seccional Maranhão; da geriatra, Ana Lúcia, que é psicóloga e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, seccional Maranhão (ABRAS), além de enfermeiros, estudantes, médicos, cuidadores, familiares e pessoas que de alguma forma querem obter maiores informações sobre aquela doença.

Trata-se de doença degenerativa que afeta mais de 15 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que, no Brasil, o número de pacientes já ultrapassa um milhão de pessoas acometidas.

A doença - que faz parte do processo normal de envelhecimento - se apresenta, inicialmente, com um possível sintoma de demência, seguida de perda de memória que afeta as relações pessoais; dificuldades em executar as tarefas domésticas; problemas com o vocabulário; desorientação de tempo e espaço; incapacidade para julgar situações; problemas com raciocínio abstrato; colocar objetos em lugares errados; mudança de humor ou comportamento, mudanças na personalidade e perda da iniciativa.

MAIOR DIVULGAÇÃO

Graça Paz também aproveitou para dar entrada a um projeto de lei que institui o dia 14 de maio como o Dia Estadual da Doença de Alzheimer. Ele lembrou que em 21 de setembro se comemora o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.

“Em qualquer momento podemos ter junto de nós uma pessoa com Alzheimer. Então, precisamos nos informar para podermos detectar e ajudar essas pessoas. A minha mãe já está com Alzheimer e é um sofrimento muito grande. Por isso, a minha intenção é a melhor possível -  em divulgar ao município mais distante - para que as pessoas possam estar detectando esta doença, que está aumentando cada vez mais  em todo o mundo”, declarou Graça Paz.

Em apartes, os deputados Nina Melo (PMDB) e Fábio Braga ( PT do B) parabenizaram a deputada Graça Paz pela iniciativa e  destacaram a importância da divulgação sobre a doença para as pessoas  possam se orientar sobre o diagnóstico precoce do Alzheimer.

“Eu quero parabenizar a Vossa Excelência por lembrar do paciente com Alzheimer. E esse projeto é importante para orientar a população quanto ao diagnóstico precoce da doença que vem aumentando ao longo dos anos por causa do aumento da expectativa de vida das pessoas. Esse diagnóstico precoce depende da observação das famílias, depende de nós estarmos divulgando a doença. Vossa Excelência está de parabéns por essa lembrança, por esse cuidado e tem todo o meu apoio” enfatizou Nina Melo, lembrando que  o governo federal fornece o medicamento para os paciente de Alzheimer.

Fábio Braga, ao parabenizar Graça Paz pela iniciativa, chamou atenção dos governantes - prefeitos e aos secretários de Saúde do Estado e dos municípios - no sentido do tratamento, uma vez que muitas das famílias carentes não têm a menor informação sobre os cuidados e onde buscar o tratamento adequado.

“A partir do momento que Vossa Excelência torna público, alardeia e faz da tribuna esse chamamento, acredito que muitas dessas famílias estão agradecidas por isso. E muitas dos que não sabiam do que se tratava essa doença, vão começar a notar no vizinho ou no ente querido mais próximo. Por isso eu queria lhe parabenizar por esse alerta”, acentuou Fábio Braga