Diretoria Médica promove curso de Suporte Básico de Vida e uso do DEA

icone-whatsapp
Jéssica Barros e Marcelo Vieira/ Agência Assembleia
18/05/2015 13h59

Diretoria Médica promove curso de Suporte Básico de Vida e uso do DEA
Foto original

 

A Diretoria de Assistência Médica e Serviço Social da Assembleia Legislativa, com o apoio do Grupo das Esposas de Deputados (Gedema) e em parceria com o Projeto Samu Solidário da Secretaria municipal de Saúde promoveram nesta segunda-feira (18), o curso de BLS, Suporte Básico de Vida (SBV) e uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) - aparelho que desfibrila, que dá choque para que o coração volte a bater - voltado para profissionais da saúde e leigos da Casa divididos em duas turmas, uma pela manhã  e outra à tarde.

 

De acordo com a diretora Quitéria Farias, o objetivo do curso é qualificar o maior número de pessoas possíveis no seu próprio ambiente de trabalho diante de uma situação de urgência, como por exemplo, no caso de uma parada cardiorrespiratória.

 

“Nós temos uma grande população tanto de funcionário quanto de visitantes e, diante desse fluxo, nós decidimos realizar o curso de BLS, que é um curso de Suporte de Vida, para qualificar tanto o profissional da saúde quanto de outras áreas para que a partir daí, com a instalação dos DEA’s pela Casa, eles possam estar qualificados para salvar e ajudar diante de qualquer intercorrência de emergência, cardiopulmonar ou outras”, explicou.

 

Durante o curso, ministrado pela instrutora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), enfermeira Renata Gabriela e sua equipe, os profissionais receberam orientações para agir no caso de desmaios e paradas cardiorrespiratórias em crianças e adultos, por meio de aulas teóricas e práticas.

 

“Esse projeto do Samu vem estreitando os laços com a sociedade e toda a população de São Luís a respeito do atendimento, que tem a finalidade passar todo o conhecimento para as pessoas leigas ou da área da saúde de como proceder diante de uma urgência até a chegada do atendimento móvel. A ideia é que essas pessoas saiam daqui capacitadas a reanimação cardiopulmonar e a utilizar o DCE”,disse.

 

A coordenadora de enfermagem Katyane Ribeiro destacou a importância do curso na Assembleia devido ao grande fluxo de pessoas e amplo espaço físico. “Aqui, nós temos um número muito grande pessoas transitando e um espaço físico também muito grande, então, o risco de acontecer uma emergência é enorme. E, no caso de um paciente com uma parada cardíaca, é importante que tenha uma equipe preparada para fazer o atendimento inicial. A chance desse paciente sair vivo é bem maior”, analisou.

 

No período da tarde a presidente do Gedema, Dra. Cleide Coutinho acompanhou o curso e avaliou de forma positiva a iniciativa da Diretoria Médica em ofertar o curso. "A Assembleia Legislativa recebe centenas de pessoas por dia e percebemos que com exceção do setor de saúde, todos os demais setores não estão preparados para agir numa situação de emergência como no caso de uma parada cardiorrespiratória (pcr). E esse curso tem o objetivo de capacitar os nossos servidores na momento de salvar uma vida. Parabéns a equipe da Diretoria Médica pela iniciativa”.


Banner