Eduardo Braide registra Dia Nacional Contra Exploração Sexual da Criança e Adolescente

icone-whatsapp
Agência Asembleia
18/05/2015 18h57

Eduardo Braide registra Dia Nacional Contra Exploração Sexual da Criança e Adolescente
Foto original

 

O deputado Eduardo Braide (PMN) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na tarde desta segunda-feira, para registrar que hoje, 18 de maio, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Criança e Adolescente.

 

Na condição de membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Braide declarou que não poderia deixar de fazer referência a esse importante dia.

 

Para Braide, o dia de hoje representa a lembrança de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, por conta da morte brutal da garotinha Araceli, de oito anos, que completa 42 anos.

 

A garotinha Araceli Cabrera Crespo tinha oito anos quando foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, na cidade de Vitória do Espirito Santos em 1973. Até hoje o crime continua impune.

 

TRÁFICO DE CRIANÇAS

 

No pronunciamento, Braide citou dados de estudos feitos pela Dr. Karina Figueiredo, secretária técnica do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Criança e Adolescentes (Cecria), e pela Doutora Shirley Bochi, colaboradora técnica do Cecria.

 

Os dados do Cecria, um órgão auxiliar da Unicef que trata sobre as regiões brasileiras, no que diz respeito ao tráfico de crianças e adolescentes e a violência, revelaram situações muito alarmantes, que exigem sérias providências das autoridades competentes.

 

O estudo diz que “no Centro Oeste o Estado de Goiás é o que apresenta maior gravidade, no Nordeste, o Maranhão é o ponto de partida para o tráfico. Do Maranhão, as mulheres e adolescentes viajam para Belém, seguem até países vizinhos e depois para a Europa”.

 

Ao finalizar, Eduardo Braide apelou a todas as prefeituras para dotar de estruturas necessárias os Conselhos Tutelares, que na verdade, são os locais a quem primeiro chega reclamação, no que diz respeito à denúncia de abuso sexual contra criança e adolescente.


Banner