Gedema promove homenagem às mães dos integrantes do Sol Nascente

icone-whatsapp
Agência Assembleia
23/05/2015 14h42

Gedema promove homenagem às mães dos integrantes do Sol Nascente
Foto original

 

A presidenta do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão, Dra. Cleide Coutinho, participou, no sábado (23), na sede da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa, no Maiobão, da festa promovida pelo Gedema para homenagear as mães dos 120 integrantes do Programa Sol Nascente, idealizado para incluir socialmente estudantes de escolas públicas de São Luís. 

 

Acompanhavam Dra. Cleide a deputada federal Eliziane Gama (PPS/MA), a esposa do secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, Silvana Leal, a esposa do deputado Cabo Campos, Maira Campos, a diretora do Cerimonial da Assembleia, Aristéria Machado, e a diretora do Setor Médico da Assembleia, Quitéria Farias.

 

Durante a bonita festa, Dra. Cleide confessou estar muito feliz em poder homenagear as mães dos integrantes do Programa Sol Nascente, idealizado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para promover a inclusão social de estudantes com ações de canto coral, violino, instrumento de sopro, dança e esporte.   

 

Para Dra. Cleide Coutinho, o valor maior não foi a festa nem os brindes sorteados às mães presentes. “Nosso propósito é fazer com que os meninos e meninas de 9 a 19 anos de idade se sintam festejados e valorizados. A intenção do Gedema o é tirar as crianças das ruas, das drogas e incluí-las socialmente”, afirmou.       

 

PROGRAMA ELOGIADO

 

Na ocasião, a deputada federal Eliziane Gama disse que estava  feliz em presenciar a festa, ao lado da Dra. Cleide Coutinho e das esposas dos deputados, e  destacou a importância da participação do Gedema, na proposta da Assembleia Legislativa do Maranhão de incluir socialmente as famílias carentes de São Luís.  

 

A homenagem teve início às 10h, com som instrumental para recepcionar as mães. Em seguida, o estudante, Jesiel Noronha, de 15 anos de idade, leu uma mensagem homenageando as mães, que ficaram emocionadas, com as palavras do jovem estudante do Grupo e Sopro do Programa Sol Nascente do Gedema.     

 

A festa seguiu com apresentações de Canto Coral, Violino, Flauta, Sopro, dança e com uma homenagem surpresa às mães, que ganharam banho de pétalas, ao som da música “Flor Mamãe”. No fim da festa, as mães ganharam vários brindes, entre eles televisores, forno micro ondas, ventiladores, e liquidificadores.   

 

A coordenadora do Sol Nascente, Cíntia Brito, destacou o incentivo da presidenta do Gedema, Dra. Cleide Coutinho, ao programa de Inclusão social da Alema, que toda sexta-feira e sábado promove a inclusão social das 120 crianças por meio da dança, do coral, instrumentos de sopro, Violino e atividades esportivas.   

 

TRABALHO RECONHECIDO

 

A professora Petronilia Launé tem dois filhos no Sol Nascente e confessou que está muito satisfeita com a participação deles no programa. “É muito bom saber que nossos filhos estão sendo valorizados, com atividades que tiram as crianças das ruas e das drogas”, disse. 

 

O estudante Jesiel Noronha é hoje um grande instrumentista de sopro. “Minha vida mudou depois que em entrei no programa e aprendi tocar um instrumento. O Sol Nascente é um exemplo a ser seguido, pois valoriza e desperta a autoestima das pessoas”, reconhece.

 

O projeto Sol Nascente – idealizado e desenvolvido na gestão do ex-presidente da Assembleia, deputado João Evangelista -  trabalha para promover a inclusão social de crianças de 9 aos 17 anos de idade, estudantes de escolas públicas da periferia de São Luís.  

 

Em 2009 - quando foi criado pela então presidenta Georgina Mousinho, o Programa Sol Nascente era voltado somente para   crianças do Bairro da Ilhinha. Na gestão da presidenta Cleide Coutinho, o projeto ganhou força e terá ações de inclusão social ampliadas.      

 


Banner