Frente Parlamentar da Segurança abre diálogo com entidades comunitárias

29/05/2015 12h36 - Atualizado em 10/07/2015 09h56

O deputado Júnior Verde (PRB) presidiu, na manhã desta sexta-feira (29), o I Encontro da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública e Privada, com entidades comunitárias de São Luís. O evento, realizado no Auditório Neiva Moreira do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa, contou com a presença do deputado federal Cleber Verde e de um grande número de oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e possibilitou a participação de diversas lideranças de instituições comunitárias sediadas na Grande São Luís.

Ao discursar na abertura do evento, o deputado Júnior Frente afirmou que a Frente Parlamentar em Defesa da Segurança pretende incentivar ações integradas para o fortalecimento da segurança comunitária em todos os municípios do Maranhão.

“A nossa proposta é no sentido de iniciar a construção desta política pública, na perspectiva de incentivar diversos projetos sociais, em nosso Estado, que possam contribuir para a redução da violência e da criminalidade em todas as regiões do Maranhão”, afirmou Júnior Verde.

O deputado federal Cleber Verde frisou, por sua vez, que considera indispensável um processo integrado da Polícia com a comunidade, para o enfrentamento dos problemas mais críticos da área da Segurança Pública: “Somente através de ações conjuntas, integradas, poderemos avançar nesta área e vim aqui exatamente para me colocar à disposição, para ser uma espécie de um embaixador do Maranhão em Brasília neste processo”, disse Cleber Verde.

Ele assinalou que diversos projetos federais, especialmente na área da cultura, do esporte e do lazer, poderão ser implementados como forma de combate à criminalidade no Maranhão.

Logo na abertura do evento, dois representantes da Capelania da Polícia Militar – o Padre Tenente Baldez e o Pastor Capitão Josué – fizeram orações e discursaram frisando a importância de aproximar a Polícia da comunidade.

Durante o evento, o coronel Odair dos Santos Ferreira, comandante da Segurança Comunitária, exibiu um vídeo enfocando o trabalho da Polícia Militar em articulação com diversas entidades comunitárias em São Luís.  “Ações integradas já existem e estão sendo ampliadas; em nossa capital, a nossa próxima base será a área da Cidade Operária”, anunciou o coronel Odair.

O Encontro da Frente Parlamentar contou também com a presença do coronel Moisés Pires Amarante, na condição de representante do Comando Geral da Polícia Militar; do tenente-coronel Marcos Veras; representante do Comando do Corpo de Bombeiros; do secretário municipal de Segurança com Cidadania, Breno Galdino; e do comandante Lemos, representante da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT); de Antônio Ferreira Martins, representante da Secretaria de Estado de Esportes, e de Sandra Lima, vice-presidente do Grupo de Esposas de Deputados (Gedema) .