Gedema visita Associação Internacional de Caridade e faz doação aos idosos

Ribamar Santana /Agência Assembleia
01/06/2015 18h25

Gedema visita Associação Internacional de Caridade e faz doação aos idosos

O Grupo de Esposas de Deputados (Gedema) visitou, na tarde desta segunda-feira (1º), o núcleo da Associação Internacional de Caridade (AIC), que funciona desde 1979, no bairro do Olho D’Água, e atende a 86 idosos acima de 70 anos, moradores de bairros do entorno. “Estamos muito felizes por estarmos aqui e viemos conhecer vocês”, afirmou a ex-deputada Cleide Coutinho, presidente do Gedema.

Na oportunidade, a comitiva do Gedema entregou aos mais de 50 idosos presentes, 25 cestas básicas, 70 kits de higiene, 16 pacotes de fraldas geriátricas e várias unidades de jogos de dominó, baralho e dama. “Estamos muito felizes e agradecidas por esse gesto de solidariedade do Gedema para com nossos idosos”, disse emocionada Anita Teixeira, presidente do AIC desde 2002.

O núcleo da AIC do Olho D’Água é mantido por um grupo de vinte jovens senhoras católicas moradoras desse bairro que, por três vezes na semana, oferecem aos idosos lanches (segunda e quarta-feira) e jantar, na sexta-feira, além de proporcionar diversão e formação com jogos, danças, palestras e exercícios físicos. “Não temos receita fixa. Contamos com doadores de coração. Mantemo-nos por obra e graça do Espírito Santo e São Vicente de Paulo”, esclareceu Anita Teixeira.

A entidade recebe ajudas eventuais de grupos empresariais locais, já contou com o apoio da Prefeitura de São Luís, por intermédio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), e integra o Programa Mesa Brasil, desenvolvido pelas entidades que formam o Sistema S (Sesc, Senac, Senai e Sesi).

AGRADECIMENTOS

Vitória Ferreira Cruz, 73 anos, moradora do bairro Divinéia, afirmou que estava muito feliz com a visita e por ter conhecido novas pessoas. “Estou muito alegre por ter conhecido novas pessoas e pelo presente que recebi. Agradeço de coração. E digo sempre que aqui falta tudo, menos amor”, acrescentou.

Para dona Albertina Serrano Pestana, 71 anos, moradora do bairro Vila Luizão, há três anos frequentando a AIC, foi maravilhosa a visita recebida. “É bom conhecer novas pessoas, receber amigos e amigas que se lembram da gente e podem nos ajudar. Aqui já aprendi muito e quero aprender mais. Foi maravilhoso”, afirmou.

“Aqui a gente se diverti, encontra amigos e amigas, e recebe ajuda para controlar os nervos. É muito bom”, assinalou José Cícero de Souza, 78 anos, morador da Vila Luizão, que há oito anos frequenta a entidade.

HISTÓRICO

A Associação Internacional de Caridade foi fundada há mais de quatro séculos por São Vicente de Paulo e Santa Luzia de Marilac, religiosos católicos de famílias humildes, e hoje está presente em todos os países do mundo e tem como lema: Amor, Trabalho e Lealdade. No Maranhão, conta com quatro núcleos, localizados em São José de Ribamar e nos bairros do João Paulo, Monte Castelo e Olho D’ Água, em São Luís.