Deputados defendem ações do governo na área de segurança pública

icone-whatsapp
Por Waldemar Ter/ Agência Assembleia
01/06/2015 19h41

Deputados defendem ações do governo na área de segurança pública
Foto original

 

A partir do pronunciamento favorável do deputado Othelino Neto (PCdoB), vários outros parlamentares defenderam também em apartes as ações do governo do Estado na área de segurança, por conta de supostas declarações do titular da Pasta, Jefferson Portela, desfavoráveis a três parlamentares de oposição.  Othelino fez várias colocações em defesa do governador Flávio Dino (PCdoB), mas também criticou os que querem tirar proveito político do episódio.

 

O deputado do PCdoB garantiu que “o governador desaprova toda e qualquer frase ofensiva de secretário do governo contra qualquer parlamentar” e que respeita a Assembleia e os parlamentares. “Então, que fique claro que este tipo de postura não tem o aval do governador. Quanto à segurança, é preciso só discordar de alguns excessos que são movidos pela má vontade política”, afirmou.

 

Othelino Neto admitiu que a segurança não está do jeito que todos desejam, mas que apresentou visíveis melhoras, com redução dos índices de criminalidade, mas que o desejo é que não se tenha homicídios ou tragédias como a ocorrida em Panaquatira.

 

DEFESA DO GOVERNO

 

“Agora querer dizer que este governo não investe em Segurança Pública, aí é só movido por uma extrema má vontade política, porque no primeiro dia de governo, o governador já anunciou as suas medidas imediatas para melhorar a Segurança Pública do Estado do Maranhão e, consequentemente, reduzir os índices de violência. Então, é preciso considerar que de fato não adianta ficar nesse disse-me-disse e nessa discussão”, avaliou.

 

O parlamentar lembrou que foram convocados mil aprovados no último concurso para policial e só 350 dos que chegaram estão aptos a fazer o curso de preparação, mas foram chamados outros para que pudessem completar os primeiros mil, além da nomeação de 20 delegados, 30 investigadores, 15 peritos e um escrivão e já anunciou que serão nomeados mais dez delegados de Polícia Civil essa semana.

 

DEFESA E ATAQUE

 

 Fizeram apartes favoráveis os deputados Marco Aurélio (PCdoB), Levi Pontes (SD), Eduardo Braide (PMN), Zé Inácio (PT), Rigo Teles (PV), Júnior Verde (PRB) e Fernando Furtado (PCdoB), todos citandos exemplos de que existe má vontade em relação às ações do governo na Segurança Pública ou fazendo propostas de correção na área.

 

Pela oposição, fizeram críticas os deputados Edilázio Júnior (PV) e Sousa Neto (PTN).

 

Ao finalizar, Othelino Neto lembrou o episódio de Vitória do Mearim, no qual policiais executaram uma pessoa.

 

“Acho que nós jamais poderemos cometer a injustiça de tirar aquele policial, aqueles policiais envolvidos naquele episódio e fazer dali um conceito de toda polícia. São as polícias, militar e civil, que são responsáveis pela segurança pública do Maranhão, e esses profissionais têm que ser valorizados e agora, neste governo, estão sendo valorizados, não só com o chamamento de novos policiais, mas com a aquisição de viaturas, armamentos e também claro, como disse o deputado Júnior Verde, combatendo a injustiça social, que é a causa primeira de grande parte dos índices de criminalidade, dos índices de violência que infelicitam o povo do Maranhão e o Brasil com um todo”, finalizou.


Banner