Francisca Primo destaca aniversário da cidade de Urbano Santos

Nice Mores/Agência Assembleia
10/06/2015 15h22

Francisca Primo destaca aniversário da cidade de Urbano Santos

A deputada Francisca Primo (PT) apresentou indicação pedindo à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que registre nos anais da Casa votos de congratulações à população da cidade de Urbano Santos pela passagem do seu 86º aniversário, comemorado hoje.

Também solicitou que sejam enviadas mensagens à prefeita Iracema Cristina Lima Verde e à Câmara de Vereadores daquele município, que é presidida pelo vereador Arinaldo Corrêa.

A parlamentar destacou que o município - que já foi um grande produtor de farinha e arroz - hoje sobrevive do comércio e do aproveitamento da mão-de-obra na exploração de carvão. Atualmente, a zona rural está em franco desmatamento do cerrado para instalação do plantio de soja, cana e carvão vegetal por grandes empresas de reflorestamento. A cidade hoje é muito procurada para passeios turísticos, sobretudo, devido os seus balneários.

“Congratulamo-nos com a laboriosa população de Urbano Santos pelo transcurso de mais um aniversário de fundação, quando se comemora os 86 anos da sua emancipação política”, acentuou Francisca Primo.

HISTÓRICO

A cidade teve seu início no período da Balaiada (revolta popular que ocorreu no Maranhão - entre os anos de 1838 e 1841 - contra um grupo de fazendeiros que usavam a força e a violência para alcançar seus objetivos políticos e econômicos). Com o domínio das forças enviadas pela Regência, ao Maranhão, para controlar aquela revolta, grande parte dos revoltados entrou em debandada, buscando lugares onde ficassem à salvo das ações militares.

Muitos tomaram o rumo da região hoje ocupada pelo município de Urbano Santos, tendo permanecido no lugar que ficou conhecido por Mocambinho  e, mais tarde, por Mocambo, nome dado também, ao rio ali existente.

Aos antigos “balaios” juntaram-se indivíduos de várias procedências, o que contribuiu para que a povoação, por onde passava uma estrada de crescente movimento para a região praiana, tomasse considerável impulso econômico.