Deputados e diretores da ALEMA participam da 19ª Conferência da Unale, em Vitória (ES)

Agência Assembleia com informações da Ascom Unale
11/06/2015 12h09

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio de Melo, iniciou nesta quinta-feira (11) o ciclo de palestras técnicas da 19ª Conferência Nacional da Unale - CNLE. Com o tema “O Brasil, a ética e a segurança jurídica”, Mello falou da necessidade de avaliação do quadro político para que haja um verdadeiro crescimento do Poder Legislativo brasileiro.

A Assembleia Legislativa do Maranhão está sendo representada na 19ª Conferência da Unale pelos deputados César Pires (DEM), Hemetério Weba (PV), Rafael Leitoa (PDT), Paulo Neto (PSDC), Rigo Teles (PV), Junior Verde (PRB) Edilázio Junior (PV), Wellington do Curso (PPS) e os diretores Carlos Alberto Ferreira (Comunicação), Carlos Alberto Martins (Geral) Eduardo Pinheiro (Recursos Humanos),Braulio Martins (Mesa Diretora) e Aristeia Rabelo Campos Machado (Cerimonial).

Em sua palestra, o ministro Marco Aurelio disse que uma das questões mais recorrentes da atualidade é a necessidade de uma mudança de hábito dentro das Casas Legislativas e de todos os setores do poder público. “E isso começa aqui, onde podemos reunir parlamentares de todo o brasil”, afirmou.

Marco Aurélio enfatizou também a importância de se realizar um encontro com a participação dos funcionários de Assembleias, que segundo ele, é “a base para o bom desenvolvimento de qualquer ação nos parlamentos”.

Com o tema "Mudanças Globais e os Novos Rumos", o encontro anual promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), permite a troca de experiências e o debate entre parlamentares de todos os estados e do Distrito Federal. Temas como a aprovação do Pacto Federativo, infraestrutura e logística de portos, aeroportos e estradas brasileiras, além de debates sobre o atual cenário econômico do país estão sendo abordados durante a programação, que teve início nesta quarta(10), e segue até amanhã.

Entre os palestrantes convidados estão Ministros da República, Ministros do Supremo Tribunal Federal, deputados federais, ex-governadores e os palestrantes motivacionais, Steven Dubner e o maestro João Carlos Martins.

ABERTURA

A abertura oficial da 19ª Conferência Nacional da Unale ocorreu na noite desta quarta-feira (10), com palestra do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que está sendo realizada até sexta-feira (12), em Vitória (ES). Com o tema “Mudanças Globais e os novos rumos”, a Conferência deste ano espera recebe cerca de 1.200 participantes que irão participar de temas como Reforma Política, desenvolvimento do pais, além de uma análise do cenário econômico brasileiro.

Durante sua participação, o ministro ressaltou a importância do poder legislativo na política nacional e a necessidade de um maior relacionamento entre os poderes. “O objetivo da política é o crescimento do Brasil. Precisamos caminhar de mãos dadas para que esse objetivo seja alcançado”, afirmou.

Para o presidente da Unale, deputado Alexandre Postal (RS), a Conferência tem proporcionado essa aproximação entre os parlamentares de todos os setores do poder público. “Promover essa aproximação entre o deputado estadual com os demais setores é um dos grandes objetivos da Unale, e essa Conferência alcançado isso”, ressaltou.

Também estiveram presentes durante a abertura da 19ª CNLE o Governador do Espírito Santo, Paulo Hartung; o Presidente da Assembleia Legislativa do Espirito Santo, deputado Theodorico Ferraço; o Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Fernando Capez; o Prefeito de Vitória, Luciano Rezende; o Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Desembargador Sérgio Bisoto Pessoa de Mendonça; o Procurador Geral de Justiça do Estado do Espírito Santo, Éder Pontes; o Presidente do Tribunal de Contas do Espirito Santo, Domingos Augusto Taufner; o Senador pelo Estado do Texas (EUA), Rodney Elleis; representando a delegação chinesa, o Conselheiro da Associação Chinesa para Cidades Irmãs da China, Sr. Qing Boming, além do coordenador da 19ª CNLE, deputado Sandro Locutor.

ASTRAL

Como programação simultânea ao evento, a Conferência promoveu, durante a quarta-feira, encontros de interesses específicos, um deles foi realizado pela Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas - ASTRAL. Na oportunidade, o deputado federal maranhense, Cléber Verde(PRB), que é secretário de Comunicação da Câmara Federal, foi escolhido para ser o novo presidente da Associação. Já os deputados estaduais Júnior Verde e Paulo Neto passaram a compor o quadro de Conselheiros da ASTRAL.

PARLAMENTO AMAZÔNICO

Na manhã desta quinta-feira, ocorreu a escolha dos novos membros do Parlamento Amazônico, entidade que congrega parlamentares dos nove estados da Amazônia Legal. Ao fim da votação, o Maranhão teve posição de destaque com três deputados estaduais à frente de cargos do Parlamento. O deputado Hemetério Weba foi eleito segundo vice-presidente, o deputado Wellington do Curso foi escolhido coordenador de Direitos Humanos e o deputado Júnior Verde, eleito coordenador de Juventude.

A 19ª Conferência Nacional da Unale prosseegue até esta sexta-feira (12), no Centro de Convenções de Vitória (ES).