Deputados participam, no Plenarinho, de Ato Público em Defesa da Educação

Agência Assembleia
11/06/2015 14h06

Deputados participam, no Plenarinho, de Ato Público em Defesa da Educação

Uma comitiva de deputados participou, na manhã desta quinta-feira (11), do ‘Ato Público em Defesa da Educação’, realizado no Plenarinho, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) e outras entidades do movimento sindical. O presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, explicou que o ato público foi idealizado para prestar solidariedade às greves deflagradas pelos professores dos municípios de Godofredo Viana, Lago Verde e Lago-Açu.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), e os deputados Roberto Costa (PMDB), Cabo Campos (PP), Fernando Furtado (PCdoB) e Edson Araújo (PSL) participaram do evento, durante o qual se manifestaram solidários às reivindicações dos profissionais do Magistério.

Júlio Pinheiro informou que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) resolveu organizar o evento com a intenção de levar ao conhecimento dos deputados estaduais os problemas enfrentados pelos educadores nos municípios.

Os manifestantes pediram o apoio dos parlamentares à suas reivindicações, entre as quais a abertura das negociações em torno da aplicação do percentual de 13,01%, referente ao reajuste anual do piso, concedido no início deste ano pelo Ministério da Educação (MEC), e a reformulação dos Planos de Carreiras, Cargos e Vencimento.

Falando em nome da Assembleia Legislativa, o deputado Othelino Neto defendeu a proposta de abertura de uma mesa permanente de negociação, com a intermediação da Comissão de Educação da Casa, para tentar resolver os problemas denunciados pelos professores em greve.

“Não basta lamentar a falta de sensibilidade de gestores municipais que se recusam a cumprir a lei. O mais importante é se buscar o entendimento e o diálogo com estes prefeitos”, afirmou Othelino Neto.

Os dirigentes do Sinproesemma denunciaram que, em alguns municípios, estão ocorrendo tentativas de intimidação de dirigentes sindicais. Segundo Júlio Pinheiro, na semana passada, o carro do coordenador do Núcleo do Sinproesemma em Santa Quitéria, José Augusto Ribeiro, foi alvejado por dois tiros, enquanto estava estacionado na garagem. O dirigente suspeita que o atentado ao veículo foi motivado por conta da greve dos servidores públicos, que começou no dia 13 de maio e cobra a valorização salarial.

Os professores de Santa Quitéria reivindicam o reajuste do salário-base da categoria, que foi reduzido em janeiro de 2014. A correção exigida pelos educadores é de 21,33%, sendo 8,32% referente ao ano passado e 13,01% correspondente a 2015. Além disso, os profissionais da educação pleiteiam, em favor dos vigias vinculados à Secretaria Municipal de Educação, o pagamento de risco de vida, adicional noturno e o calendário de férias.

O deputado Roberto Costa, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, afirmou que, além do apoio moral, os deputados deverão tomar medidas concretas, buscando intermediar um diálogo com os prefeitos dos municípios onde as greves estão acontecendo. “A nossa ideia é buscar um entendimento e, se for o caso, realizar uma grande audiência pública, aqui nesta Casa, como forma de discutir sobre estas reivindicações dos profissionais da educação”, declarou Roberto Costa.