Braide registra violência e pede criação de Coordenação de Política de Saúde do Idoso

icone-whatsapp
Jacqueline Heluy/Agência Assembleia
15/06/2015 22h33

Braide registra violência e pede criação de Coordenação de Política de Saúde do Idoso
Foto original

 

No Brasil, um idoso é agredido a cada 10 minutos, segundo dados revelados na sessão plenária desta segunda-feira (15), pelo deputado Eduardo Braide (PMN), em pronunciamento em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data, comemorada em 15 de junho, foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa.

 

Os dados apresentados pelo deputado Eduardo Braide revelam uma triste realidade não apenas do Brasil. Segundo ele, no Maranhão, conforme registros da Defensoria Pública, de janeiro a maio deste ano já foram contabilizados 548 casos de violência contra a pessoa idosa, sendo que, em São Luís, o Bairro de Fátima acumula o maior índice de denúncia desse tipo de violência.

 

Em 2014, foram contabilizados, em São Luís, 970 casos, sendo que a Cidade Olímpica liderou a lista de registros de violência contra idosos.

 

Braide informou, ainda, que no Maranhão, no ano passado foram registrados, 3.500 casos de violência contra idosos, incluindo capital e interior. O deputado disse que esses dados foram fornecidos tanto pela Defensoria Pública como pela Delegacia de Proteção ao Idoso. “Esse tema parece ser oculto, parece não existir, mas acontece costumeiramente, muito mais do que nós imaginamos”

 

De acordo com o deputado Eduardo Braide, o quadro de violência contra idosos é real e o que mais causa preocupação é que a expectativa de vida dos brasileiros e, consequentemente, dos maranhenses, está aumentando na mesma proporção em que essa faixa etária se torna a cada dia mais vulnerável.

 

Segundo o último censo, que aconteceu em 2010, 11% da população são idosos. "E as projeções mostram que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deverá triplicar no Brasil, aproximando-se do percentual de 30% da população", informou o deputado.

 

Ainda segundo Braide, tais projeções apontam que em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças na sociedade brasileira.

 

Diante do aumento do número de casos de violência, o deputado destacou em seu discurso a disposição do Governo do Estado que já determinou a realização de estudos para que seja implantada, o mais rápido possível, uma delegacia de proteção ao idoso na cidade de Imperatriz.

 

Outro dado importante apresentado pelo deputado Eduardo Braide é que 70% dos casos de violência registrados, o agressor está dentro da família e, na maioria das vezes, são os próprios filhos. Ele relatou situações de violência ocorridas em São Luís que foram parar na Justiça, uma delas envolvendo uma idosa de 72 anos, vítima de maus-tratos do próprio filho de 50 anos, denunciado pelos vizinhos.

 

 “Assim como existem os casos de abuso contra as crianças, infelizmente crescem assustadoramente os casos de violência e abuso contra os idosos”, declarou Braide.

 

INDICAÇÃO

 

Em homenagem à data, o deputado Eduardo Braide atendeu pedido do Conselho Estadual dos Idosos no Maranhão e apresentou indicação nesta segunda-feira, solicitando ao governador Flávio Dino, em caráter de urgência, a criação, no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde, da Coordenação Estadual da Política de Saúde do Idoso.

 

Eduardo Braide justificou que a situação, além de ser uma questão de segurança pública, é uma situação de saúde pública. “Sempre que o idoso sofre algum tipo de violência desse sentido, ele precisa realmente de uma assistência psicológica, de uma assistência até, às vezes, psiquiátrica”.

 

Finalizando, ele disse que confia na sensibilidade do governador Flávio Dino para a criação da Coordenação Estadual da Política de Saúde do Idoso. 


Banner