Fernando Furtado cobra explicações sobre o cancelamento de carteiras dos trabalhadores da pesca pela SFPA/MA

icone-whatsapp
Assecom/Gab.Deputado Fernando Furtado
18/06/2015 12h45

Fernando Furtado cobra explicações sobre o cancelamento de carteiras dos trabalhadores da pesca pela SFPA/MA
Foto original

O deputado Fernando Furtado (PC do B) concedeu na manhã desta quinta (18) entrevista ao Jornal Portal da Assembleia 1ª Edição. O parlamentar falou a cerca do cancelamento da reunião com o Superintende da Pesca, Alisson Penha, que estava prevista para acontecer na tarde de hoje e cobrou esclarecimentos desta Superintendência sobre a suspensão das carteiras dos trabalhadores da pesca.

 

“Nós temos um levantamento que entre as entidades representativas na categoria dos pescadores profissionais e artesanais cerca de 30 mil pessoas estão com suas carteiras canceladas,” disse Fernando Furtado.

 

De acordo com o parlamentar, em 2010, o Ministério da Pesca começou a fazer um recadastramento federal dos pescadores. E em 2011 foi criada uma divisão no sistema onde os sindicatos e as colônias de todo o país teriam que ser recadsatrados. Como no interior do Maranhão o acesso à internet e o deslocamento das pessoas para a sede ainda são precários, muita gente perdeu o prazo. Por conta disso foi grande o número de benefícios cancelados.

 

“O prejuízo é eminente, todas essas pessoas que estão com a carteira cancelada, não tiveram até agora acesso ao Seguro Defeso. O Ministério do Trabalho fez a recepção mais não pode liberar porque não encontra no sistema o Registro Geral da Atividade Pesqueira - RGP  do trabalhador,” avaliou o deputado.

 

Finalizando a entrevista, Furtado falou que irá tomar outras providências para tentar resolver o problema, pois o prazo para liberar o seguro desses trabalhadores está se esgotando. “Seria importante que o superintendente da Pesca tivesse a compreensão da responsabilidade social desse programa e resolvesse o problema dos trabalhadores da pesca no Maranhão inteiro,” concluiu.


Banner